Começa nesta segunda-feira (17), o IV Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri), que prossegue com palestras até a quarta-feira (19). O congresso agora internacional, vai contar com a participação de um jurista de Portugal. O Conjuri é uma iniciativa da OAB Maringá, em parceria com as faculdades PUC, Unifamma e Faculdades Maringá. Os debates vão acontecer sempre a partir das 19 horas no Teatro Marista.
Na abertura será homenageado o professor e ex-presidente da subseção, Ademaro da Silva Barreiros. O palestrante da noite, Dr. Arnaldo Rizzardo, discorrerá a respeito de "A responsabilidade objetiva do Código Civil de 2002". Juiz durante 27 anos e desembargador no período de 1994 a 1998, onde atuou na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Rizzardo é professor da Escola Superior da Magistratura (AJURIS) e do Instituto dos Advogados do RS (IARGS). Na terça-feira (18) estão previstas duas palestras, com o professor Valério de Oliveira Mazzuoli, que abordará o tema "As ondas evolutivas do Estado e o controle de convencionalidade das leis". Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista (UNESP), o palestrante convidado é professor de Direito Internacional Público e Direitos Humanos no IELF, em São Paulo, de Direito Internacional Público e Direitos Humanos nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente, e autor de diversas obras jurídicas. O professor Antônio Carlos Marcato tratará da "Análise crítica do Sistema Recursal Civil". Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP, Marcato é professor associado de Direito Processual, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-integrante do Ministério Público de São Paulo e coordenador acadêmico do Curso Preparatório para Concursos, além de autor de obras jurídicas.
No último dia do Conjuri, na quarta-feira (19), a palestra sobre a "Nova regulamentação do Tribunal do Júri – Caso Nardoni" será proferida pelo professor Luiz Flávio Gomes, Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, professor de Direito Penal de vários cursos de pós-graduação e ex-promotor de Justiça em São Paulo. O IV Conjuri será encerrado com palestra sobre "Valores Republicanos", a ser ministrada pelo Dr. Paulo Ferreira da Cunha, de Portugal. Professor Catedrático de Direito, de nomeação definitiva, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Paulo Ferreira da Cunha é também presidente da Assembleia de Representantes da FDUP e membro do Senado da Universidade do Porto, além de autor de diversas obras jurídicas.
