O advogado e ex-conselheiro federal da OAB Paraná, Paulo Henrique de Arruda Gonçalves, entregou nesta terça-feira (19) ao presidente da Seccional, Juliano Breda, um relatório das atividades desenvolvidas pela Comissão de Advogados Militantes nas Varas de Família de Curitiba da OAB Paraná ao longo da última gestão. Instalada pelo ex-presidente José Lucio Glomb com o objetivo de resolver a situação caótica em que se encontravam as Varas de Família de Curitiba, a comissão obteve êxito em uma série de reivindicações dos advogados paranaenses, entre elas a instalação em Curitiba de mais quatro Varas da Família criadas pela Lei 14.277/2003 (Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Paraná) .
Outro resultado expressivo da atuação da comissão, composta por Gonçalves na presidência e pelos advogados Rose Mary Buffara de Camargo Vianna e Nélson João Klas Júnior, foi a inauguração do novo Fórum da Família, da Criança e do Adolescente. A nova unidade, localizada no Centro Cívico, abriga as oito Varas de Família e as duas da Infância e Juventude da capital que antes funcionavam em três localidades diferentes.
“Em reuniões com o presidente e o corregedor geral do Tribunal de Justiça e com o procurador geral da Justiça, a comissão procurou obter o aparelhamento dos órgãos judiciários com número suficiente de juízes, promotores e serventuários e proporcionar-lhes melhores condições de trabalho. Também foram realizadas reuniões com os membros dessas categorias profissionais, com resultados surpreendentes”, diz o ex-presidente da comissão no relatório.
Ainda segundo o relatório, “em reuniões com a Prefeitura Municipal e a Procuradoria Geral do Estado, procurou-se restabelecer o convênio para pagamento de parte dos serviços cartoriais de assistência jurídica gratuita e dos honorários pela advocacia dativa”.
Foto: Paulo Henrique de Arruda Gonçalves, Rose Mary Buffara de Camargo Vianna e Juliano Breda.

