As primeiras Jornadas de Direito Ambiental Argentina-Brasil resultaram em compromissos de parcerias para realização de estudos na área do Direito Ambiental. A jornada foi realizadaa na cidade de Buenos Aires nos últimos dias 22 e 23 de novembro, organizada pelo professor Dario Passos de Freitas, com apoio do advogado Alessandro Panasolo, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná e em parceria com o Instituto por um Planeta Verde Argentina, e contou em sua programação com visitas às instâncias superiores da Justiça na Argentina e compromisso para parcerias futuras entre o Instituto, a Comissão da Seccional e a Academia Paranaense de Direito Ambiental (APDA) para a relização de cursos e outras formas de estudos do Direito Ambiental.
Nos dias 22 e 23 de novembro foram realizadas as Jornadas de Direito Ambeitnal Argentina-Brasil, com a participação de uma comitiva de advogados paranaenses que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura judiciária da Argentina e conversar com juristas sobre a questão ambiental no país. A programação contou com uma conferência com o subsecretário de Controle, Fiscalização Ambiental e Prevenção de Contaminação da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação, Néstor A. Cafferatta; com uma entrevista com o ministro da Suprema Corte de Justiça da Província de Buenos Aires, Daniel Soria; com palestras no Supremo Tribunal de Justiça do Governo da Cidade de Buenos Aires realizadas por ministros do supremo e, por último, uma entrevista com o Presidente da Corte Suprema de Justiça da Nação, ministro Ricardo L. Lorenzetti, o qual discorreu acerca das principais demandas socioambientais da Argentina.
A comitiva brasileira foi formada por Membros da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, por advogados e membros do Poder Judiciário do Paraná e por membros da Academia Parananese de Direito Ambiental – APDA. Estiveram presentes Alessandro Panasolo, Lidia Bastos, Gabriel Gino Almeida, Mariana Almeida Passos de Freitas, Alessandra Galli, Fabiano Neves Macieywski, Heroldes Bahr Neto, Saulo Bonat de Mello, Mara Freire, Dario Almeida Passos de Freitas, José Gustavo de Oliveira Franco, Odair Celio Sanches, Marlene Dias Carvalho, Priscila Ferraresi, Marina Andrea von Harbach Ferenczy e Silvia Galesi Campelo.
Foto: Integrantes da comitiva brasileira com o presidente da Suprema Corte da Argentina, Ricardo Lorenzetti ao centro e com o subsecretário de meio ambiente da nação, Néstor Cafferatta, na extrema direita.