Comissão de Direitos do Idoso divulga relatório sobre audiência pública

A Comissão de Direitos do Idoso da OAB Paraná divulga relatório da Audiência Pública de Criação e Implantação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa. A audiência ocorreu no último dia 11 de agostona Assembleia Legislativa do Paraná e foi noticiada pela Seccional (lembre aqui). Confira o relatório abaixo:

“Em data de 11/08/2015, às 09h no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, sob a presidência do deputado estadual Felipe Francischini, ocorreu por proposição deste, a Audiência Pública para Criação e Implantação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa.
 A mesa foi composta por representantes da Casa Parlamentar, da Procuradora de Justiça do Estado dra. Rosana Beraldi Bevervanço representando o Ministério Público,  o senhor José Araújo da Silva presidente do CEDI, a senhora Claudia Costa Carneiro Hernandez Vice-Presidente do CMDPI, dra. Rosangela Maria Lucinda presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná e dr. Bernardo Rucker membro da Comissão da OABPR, os delegados de polícia dr. Luiz Fernando Artigas Junior e dra. Maritza Maira Haisi,  representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.
Estavam também presentes à Audiência Pública os doutores Cristhiane Kulibaba Ishi, Rebecca Hilcko, Giovani Cássio Piovezan, Eliel Ezidio e Elisio Marques, membros da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná.
O tempo de duração da audiência referida foi de aproximadamente duas horas e meia, com o pronunciamento dos integrantes da mesa, bem como, de alguns participantes da sociedade civil e de entidades.
Ao final, numa voz uníssona dos representantes das entidades aludidas e do deputado dstadual Francischini, foi anunciado pela delegada dra. Haisi, que foi instalado como um “Projeto Piloto” junto ao 1º Distrito Policial da Capital, uma área de atendimento aos idosos vitimizados, com a presença de um psicólogo e assistente social.
Já há uma conscientização de necessidade específica da Delegacia que permanece como objetivo certo e determinado, necessitando tão somente, de que o Executivo através de Projeto de Lei oficialize a criação e implantação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa.
A pedido do delegado dr. Artigas Junior, lhe foi enviado todo o material de pesquisa realizada pela OAB Paraná através da Comissão dos Direitos do Idoso e com a participação de todos os integrantes do Comitê Intersetorial criado para referido fim; inclusive a vasta informação prestada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, comprovando a necessidade de criação da tão almejada Delegacia.
A união entre todas as entidades, instituições, Governo está se firmando e voltadas a tornar uma realidade o que as pessoas idosas têm por direito.
O trabalho é contínuo, e estaremos juntos numa força tarefa para garantir ao idoso de  hoje a segurança para o idoso de amanhã, ao futuro do nosso País."

Rosangela Maria Lucinda
Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *