Comissão de Direitos Humanos analisa causas das ações criminosas no país
A Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná divulgou nota com uma análise das causas e efeitos da onda de ataques realizados pelo crime organizado
Os criminosos estão se aproveitando de uma situação de total fragilidade do sistema institucional. A infra-estrutura prisional está defasada, as instituições públicas estão inoperantes, a legislação está desatualizada. Há impunidade e corrupção em todos os níveis, afirma. Segundo o presidente da comissão, a sociedade também tem a sua parcela de culpa quando se omite, não cobra dos governantes e se exime de uma maior participação política.
Para Cléverson Teixeira, o sistema prisional requer um aprimoramento. Os presídios não podem ser apenas um local para armazenar presos. É preciso tentar recuperá-los, dando educação e trabalho. O Estado está falhando nessa função essencial, diz. Na opinião do presidente da comissão, as autoridades têm que dominar a situação e tentar conter essas rebeliões. Mas em seguida devem parar de se preocupar com as disputas eleitorais e tomar as decisões que a sociedade espera.
