Comissão de Trânsito promove debate sobre segurança de ciclistas

Qual a posição que o ciclista deve ocupar na via quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento no caso das rodovias? A questão dá o tom do “Ciclodebate: Bicicletas, esquerda ou direita?”, promovido pela Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade, no próximo dia 2 de julho. O evento, aberto ao público, vai reunir especialistas em gestão urbana e cicloativistas em um debate sobre o Código de Trânsito e a segurança de ciclistas no trânsito.

“Todas as pessoas envolvidas nesta discussão entenderam que a regra é o ciclista se manter à direita, porém o Código de Trânsito não estabelece isso de maneira clara. A lei abre a possibilidade de o ciclista estar do lado esquerdo da via. Quando o motorista do automóvel vê o ciclista do lado esquerdo, ele entende que ele está errado, e isso gera conflito. Nosso objetivo é levantar este debate, saber se a lei que temos atende a questão da segurança”, explicou o presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Marcelo Araújo.

O debate tem início às 19h, na sede da Seccional. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Seccional (clique aqui).

Entre os palestrantes estão o arquiteto e perito judicial e criminal do Instituto de Criminalística, Altamir Coutinho; o diretor do Sindicato das Seguradoras no Paraná, Ramiro Mendes Dias; os Jornalistas Alexandre Costa Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, e Douglas Santucci, da Bandnews FM; o vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto; o presidente da Federação Parananese de Triatlhon, Luiz Iran Guimarães; o gerente de atendimento ao usuário da concessionária Ecovia, Marcelo Belão; e o presidente do IPPUC, Sérgio Povoa Pires.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *