Comissão realiza encontro para discutir acesso à saúde
A Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PR promove no próximo dia 5 de agosto (sexta-feira), às 8h30, na Escola Superior de Advocacia (R. João Gualberto, 916), mais uma edição do programa Diálogos da OAB-PR sobre os Direitos do Idoso. O tema em discussão será O Idoso e o Direito à Saúde, com a participação de advogados, assistentes sociais, profissionais da área de saúde e pessoas da comunidade.
A qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o direito a acompanhante nos hospitais, a capacitação dos profissionais de saúde para atendimento aos idosos, o fornecimento gratuito de medicamentos são alguns dos aspectos a serem abordados. Também devem entrar em pauta assuntos polêmicos, como a eutanásia, o direito do idoso optar pelo tratamento que considerar mais favorável e as providências judiciais que devem ser tomadas diante das situações de maus-tratos, não só em ambulatórios e instituições, mas também no âmbito familiar.
Os idosos não estão sendo bem tratados como deveriam e os recursos estão sendo mal aplicados por desconhecimento e inobservância do Estatuto do Idoso, afirma o presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PR, Cornélio Afonso Capaverde. O advogado defende a realização de cadastramentos da população idosa em base territorial como pré-condição para iniciar uma política adequada de atendimento à Terceira Idade. Só assim teremos dados confiáveis sobre quantos são e como vivem, afirma Capaverde.
