Comissão recebe dirigente americana da Liga de Mulheres Votantes

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná reuniu-se nesta quinta-feira (12) com Zaida Arguedas, diretora executiva da Liga de Mulheres Votantes, uma das mais influentes instituições da sociedade civil americana. O encontro serviu para definir estratégias de intercâmbio entre a Liga e instituições civis brasileiras que atuam no fortalecimento da democracia participativa.

Zaida Arguedas está visitando vários estados para divulgar um dos programas internacionais da Liga de Mulheres Votantes. O programa, que conta com financiamento do governo americano, possibilitará a ida de seis brasileiros aos Estados Unidos para conhecer como é o sistema de elaboração das leis naquele país e como grupos da sociedade podem participar ativamente do processo legislativo.

“Podemos exercer influência para que uma lei seja ampla e justa, e que não favoreça apenas poucos interessados”, diz. Ela citou o exemplo da formulação da lei sobre o novo sistema de saúde dos Estados Unidos e mostrou como a Liga tem trabalhado no sentido de exercer maior influência sobre os legisladores. “É um trabalho diário, um acompanhamento permanente, com telefonemas, visitas a parlamentares, participações em audiências”, explica.

Segundo Zaida Arguedas, a Liga de Mulheres Votantes foi criada em 1920, num momento em que as mulheres americanas acabavam de ter reconhecido o seu direito ao voto. Atualmente a entidade tem caráter mais abrangente, desenvolvendo ações e programas que esclareçam os cidadãos sobre os seus direitos. No âmbito internacional, a Liga tem atuado especialmente no fortalecimento da democracia em países da África e América Latina. As relações com instituições brasileiras tiveram início em 2000, a partir da constatação de que é muito reduzida a participação de mulheres brasileiras em cargos eletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *