A OAB Paraná cobrou da TIM explicações para os problemas nos serviços da operadora de telefonia móvel vivenciados por seus clientes. A Comissão de Direitos do Consumidor da Seccional, presidida pela advogada Ana Claudia Loyola da Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira (2) com o gerente de Relações Institucionais da TIM, André Gustavo Rosa; o gerente de Qualidade, Ricardo Alves e a gestora do departamento Jurídico da TIM Região Sul, Maria Juliana Schenkel na sede da Seccional. No último mês de julho a TIM teve a venda de novas linhas suspensa em 19 estados brasileiros, incluindo o Paraná, pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Na reunião, os advogados que integram a Comissão, questionaram qual o cronograma da empresa para melhoria dos serviços no Paraná e apresentaram as principais reclamações dos usuários paranaenses, relatando casos de pessoas que tentam acessar internet móvel da TIM sem sucesso, e a dificuldade para completar ligações. Os representantes da TIM reconheceram que há problemas, mas explicaram que estão sendo realizados investimentos para melhorias. No caso do Paraná, está previsto o investimento de R$ 90 milhões em 2012 para instalação de antenas e cerca de mais R$ 20 milhões para investimento na ampliação da rede de fibra ótica, porém devido a burocracia e outros fatores, nem todo o investimento é feito. Conforme Rosa, em 2011 a previsão de investimento de R$ 110 milhões ficou em R$ 80 milhões no Paraná.
Ainda conforme o gerente de Relações Institucionais, a expectativa é que os usuários de Curitiba percebam a melhora no serviço neste segundo semestre de 2012, a partir deste mês de agosto, pois houve troca do equipamento para ampliação da rede. Também, conforme os representantes da operadora, a TIM tem investido em Curitiba para que seja cidade modelo para telefonia móvel. Outro ponto que deve garantir a melhora nos serviços é uma nova regulamentação da Anatel que vai entrar em vigor no dia primeiro de setembro e faz a medição da qualidade com uma visão do usuário. Na próxima semana a Anatel fará nova fiscalização na TIM e os representantes da operadora se comprometeram a repassar para a Comissão da Seccional os resultados dessa fiscalização e o trecho do plano para retomadas de vendas, apresentado para a Agência no que diz respeito ao Paraná.