A Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, presidida pelo advogado Mesael Caetano dos Santos, recebeu nesta quarta-feira (6) a advogada Nádia Floriani, presidente da Comissão de Direito dos Refugiados da Seccional. O encontro serviu para integrar as duas comissões e buscar ações conjuntas para a questão dos imigrantes e os problemas de preconceito e discriminação que estão enfrentando no Paraná.
Nádia Floriani informou que desde agosto a sua comissão vem recebendo denúncias sobre casos de preconceito e agressão física contra os imigrantes. As denúncias estão sendo encaminhadas ao Ministério Público. Eles enfrentam outras dificuldades, como a falta de moradia, desconhecimento do idioma e acesso à saúde. Segundo Nádia Floriani, a maior reclamação dos refugiados são a discriminação e a xenofobia.
A advogada parabenizou a Comissão de Igualdade Racial, recentemente instalada na OAB, pela nota que divulgou repudiando os atos de hostilização praticados contra os imigrantes africanos, em virtude da epidemia do vírus Ebola.

