
Nesta quinta-feira (30/10), das 18h30min às 20h40min, as Comissões de Direito e Liberdade Religiosa (@liberdadereligiosa.oabpr) e de Direito Internacional (@internacional.oabpr) da OAB/PR realizarão o simpósio online “Liberdade religiosa e imigração: fronteiras da fé no Brasil”. Em simbólica alusão ao mês do 80º aniversário da ONU e ao Dia Mundial da Liberdade Religiosa (celebrado em 27/10), o evento terá o contexto brasileiro como foco de abordagem nas exposições.
O país se destaca por uma das mais vastas e dinâmicas expressões de pluralismo religioso no mundo – resultado direto de séculos de imigração e de diásporas religiosas que influenciaram não apenas a moldagem da composição demográfica nacional, mas também sua identidade cultural e espiritual. Com a participação de palestrantes de excelência nas temáticas da liberdade religiosa e da imigração, e diante dos desafios enfrentados por imigrantes, refugiados e apátridas em território nacional em relação à efetivação da sua liberdade religiosa enquanto mecanismo de autodeterminação, este evento visa proporcionar um espaço de reflexão jurídica, histórica e propositiva sobre as fronteiras da fé no Brasil contemporâneo.
Programação:
18h30 – Abertura Institucional
- Dra. Francielli Mores Gusso – Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa
- Dr. Steeve Beloni Correa Dielle Dias – Presidente da Comissão de Direito Internacional
18h50min – Painel I: A Perspectiva Histórica de Proteção Jurídica dos Imigrantes e da Liberdade Religiosa no Brasil
- Dr. Luís Alexandre Carta Winter – Representante da Comissão de Direito Internacional;
- Dr. Luciano Maurício de Lima – Representante da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa;
- Debate com o público.
19h50min – Painel II: Liberdade Religiosa e Políticas Migratórias na Atualidade Brasileira
- Dr. Caetano Dias Corrêa;
- Dra. Maria Carolina Chaves Indjaian;
- Debate com o público
Ainda há tempo para as inscrições em (acesse aqui).
Haverá emissão de certificado de participação com 2 horas complementares (disponibilizado na plataforma de inscrição 5 dias após a realização do evento).


