Comitê encaminha 179 denúncias ao MP no primeiro turno das eleições

 O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral encaminhou um total de 179 denúncias ao Ministério Público Eleitoral (MPE) no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (7). No dia da votação foram  apuradas 18 denúncias envolvendo casos de boca de urna, compra de votos e propaganda irregular. O trabalho do Comitê 9840, formado pela OAB e instituições da sociedade civil organizada para receber denúncias da população contra abusos e ilegalidades durante o período eleitoral, continuará no segundo turno. 

 Ao longo das últimas cinco semanas foram registrados casos de propaganda irregular, uso da máquina pública e compra de votos. Além de Curitiba e Região Metropolitana, o Comitê 9840 foi instalado em outras 18 cidades – Pato Branco, Paranavaí, Araucária, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Lapa, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Ponta Grossa, Castro, Guarapuava, Campo Largo, Rio Negro.
 
Apoio
 Na segunda-fera (8) o Comitê 9840 acompanhou o movimento “Vassoura Apartidária”, que recolheu material de campanha eleitoral  jogado em locais de votação de Curitiba, até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Cerca de 50 sacos de lixo de cinco quilos cheios de santinhos foram recolhidos e entregues ao tribunal. Na ocasião foi feita a denúncia dos candidatos que desrespeitaram a lei e espalharam o material em diferentes locais, sujando a cidade. A secretária do Comitê 9840, advogada Zuleika Giotto, e o advogado Murilo de Araújo França, da Comissão de Advogados Iniciantes, acompanharam a iniciativa. O movimento é formado por um grupo de jovens voluntários que recolheram o material de campanha que foi espalhado pela cidade na madrugada de domingo.

A denúncias sobre corrupção eleitoral podem ser feitas pelo site www.comite9840pr.org.br ou pelo telefone (41) 3029-9840 (para Curitiba e Região Metropolitana). Também estão disponíveis os e-mails denuncia@comite9840pr.org.br e faleconosco@comite9840pr.org.br. Ao denunciar alguma irregularidade, o cidadão deve preferencialmente se identificar, mas o comitê garante o sigilo do denunciante. Também são aceitas denúncias anônimas. As denúncias devem vir acompanhadas de prova (fotografias, imagens, testemunhas ou outro documento probatório).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *