O vice-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, será uma dos painelistas no seminário “Trabalho, Conflito e Conciliação”, que acontecerá na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) nos próximos dias 24 e 25 de maio. O evento faz parte do I Encontro Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho que reunirá desembargadores, juízes, advogados e interessados no tema. No evento, especialistas de todo o país debaterão temas relacionados à resistência à conciliação, técnicas inovatórias de conciliação, teoria do conflito e da conciliação e os desafios à prática da mediação. O encontro contará com a presença da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, no dia 24, quinta-feira. Após a palestra da ministra, está previsto o primeiro painel sobre o tema “Resistências à Conciliação”, com participação de Alberto de Paula Machado; Adriana Goulart de Sena, juíza do Trabalho, titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte; e Felipe Locke Cavalcanti, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.
De acordo com a presidente do TRT do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, “a Justiça do Trabalho, de forma pioneira e desde a época das antigas juntas de conciliação e julgamento que antecederam as atuais varas do trabalho, sempre primou pela busca do acordo entre as partes. Sempre foi obrigatório para o juiz do trabalho, sob pena de nulidade processual, a tentativa de conciliação. Hoje é consenso que o melhor caminho para a solução dos conflitos é justamente a composição pelas partes e esse encontro nacional se revela uma grande oportunidade para promover a consolidação dessa nossa experiência”.
A programação completa do seminário pode ser acessada clicando aqui . Outras informações podem ser obtidas na Escola Judicial do TRT do Paraná: escolajudicial@trt9.jus.br, ou no telefone (41)3310-7476.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-PR

