Conferência Estadual dos Idosos teve participação da Seccional

A Comissão dos Direitos do Idoso da OAB Paraná representou a Ordem durante a VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu em Curitiba nos últimos dias 3,4 e 5 de novembro de 2015, com o tema "O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades". Além da presidente da Comissão, advogada Rosangela Maria Lucinda, também estiveram presentes a vice-presidente da Comissão, Cristhiane Kulibaba Ishi, e o advogado membro  Elisio Eduardo Marques. A secretária de estado do Trabalho e Desenvolvimento social, Fernanda Richa, abriu o evento. 

A realização das conferências Municipal, Estadual e Nacional visa a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas através de propostas deliberadas, votadas e aprovadas, com foco direcionado ao idoso e seus direitos. A participação da OAB na VI Conferência Estadual foi na qualidade de observador do Eixo 1 – Gestão de programas, projetos, ações e serviços, com sugestões em dois assuntos ligados diretamente aos temas principais do I Evento da Comissão, ocorrido nos dias 15 e 16 de abril de 2014: a criação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e o enfrentamento do idoso perante a saúde pública, incluindo carência de profissionais médicos e sua especificidade, remédios e medicamentos, sua prioridade.

Na abertura do evento a advogada Rosangela Maria Lucinda, destacou o compromisso da Comissão na luta pelo reconhecimento da existência digna do idoso e pelo respeito de seus direitos constitucionalmente garantidos e legalmente amparados.

A conferência contou com a participação da população, sobretudo idosa, de órgãos, instituições, representantes de entidades governamentais e não-governamentais da Capital e dos Municípios do interior do Estado. Também participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), José Araújo da Silva; Marília Felício Fragoso, representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e o promotor de justiça, Mario Luiz Ramidoff, representando o Ministério Público do Paraná.

Foto: Rogério Machado – AENotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *