Uma homenagem ao desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Munir Karam, marcou a abertura do I Congresso Internacional de Direito Securitário, na manhã desta quinta-feira (1º) no auditório da OAB Paraná. O jurista paranaense foi homenageado pela contribuição e incentivo, nos últimos 20 anos, para o desenvolvimento de estudos jurídicos na área de direito securitário. Mesmo aposentado, atualmente presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ), Munir Karam foi lembrado pelos participantes da mesa de abertura do evento pelo seu estímulo aos estudos na área.
“Sinto-me enternecido e emocionado com a homenagem. A auto-defesa diante das incertezas da vida também é cidadania. O seguro é um ato de amor, é como uma redoma que cobre e protege os bens da vida”, disse o homenageado que foi aplaudido de pé pelos presentes. A história de vida do jurista foi lembrada pela secretária da Comissão de Direito Securitário da OAB Paraná, Carolina Motta.
O evento foi aberto pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, que deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “A realização deste evento marca mais uma vez o ciclo de grandes eventos que a atual gestão tem feito na OAB Paraná. Essa comissão, que teve início nesta gestão, já realizou sete eventos, todos com participação expressiva dos advogados, o que mostra o interesse pelo tema”, afirmou Noronha. O presidente da CAA lembrou ainda que a Caixa paranaense foi a primeira a firmar parceria de Seguro de Responsabilidade Civil para os advogados, o que lhes garante cobertura em caso de algum problema no trâmite dos processos.
O presidente da Comissão da Seccional, Reinaldo Mirico Aronis, lembrou que além dos sete eventos em Curitiba, a comissão promoveu neste ano debates nas subseções de Cascavel, Londrina e Maringá, também com sucesso.
A mesa de abertura do evento foi composta ainda pela desembargadora Ângela Khury, que representou o TJ-PR e a Escola de Magistratura; pelo vice-presidente da Associação Internacional de Direito dos Seguros (AIDA), Sergio Barroso de Mello; pelo vice-presidente da Associação Internacional de Direito dos Seguros (AIDA) – Brasil, Inaldo Bezerra; pelo presidente do Sindicato das Seguradoras (SINDSEG – Paraná e Mato Grosso do Sul), João Gilberto Possiede; pelo presidente do Sindicatos dos Corretores de Seguro do Paraná (SINCOR-PR), José Antonio de Castro e pelo advogado Maurício de Paula Guimarães, representando a OAB Prev Paraná.
O evento é organizado em conjunto com a Associação Internacional de Direito dos Seguros (AIDA) e com as Comissões de Direito Securitário das OABs dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
O primeiro painel do Congresso fez uma análise do entendimento jurisprudencial, em questões securitárias, dos Tribunais de Justiça dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com participação dos desembargadores Ângela Khury, Eduardo Mattos Gallo Filho e Ney Wiedmann Neto, dos respectivos tribunais.
O evento acontece até a sexta-feira (2) com debates sobre o Código de Defesa do Consumidor e o dever de informação, onde estará presente o presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON), Bruno Miragem, e a presidente da Associação Internacional de Direito dos Seguros (AIDA), Angélica Carlini. O fechamento do evento será feito pelo advogado e jurista paranaense, Eduardo Talamini, que falará sobre o Novo Código de Processo Civil e os Contratos de Seguros.
O congresso conta com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB Paraná, da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), da Universidade Positivo, da PUC- PR, entre outros, e com o patrocínio da OABPrev- PR, do SINCOR-PR, do SINDSEG-PR/MS, do CVG-PR, entre outros.

