Crianças carentes ganham instrumentos musicais novos da OAB e CAA-PR

 Alegria, emoção e orientação jurídica marcaram a entrega de instrumentos musicais novos às crianças da ONG Projeto Dorcas. A campanha intitulada “Projeto Padrinho Musical”, promovida em setembro pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e pela Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, arrecadou doações para a compra de instrumentos novos para crianças de baixa renda que estudam música. Com a colaboração de advogados, diretores e conselheiros da Seccional, a campanha viabilizou a compra de 52 novas flautas de diversos modelos. Além de entregarem os novos instrumentos, a CAA-PR e a Comissão da OAB deram orientações jurídicas às crianças e às responsáveis pela ONG sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Antes da entrega instrumentos musicais, as representantes da CAA-PR, a secretária-geral Maria Regina Zarate Nissel e a funcionária Maria Izabel Meyer, e advogadas da Comissão da Criança e do Adolescente, a presidente Maria Christina dos Santos, a vice-presidente Cássia Bernardelli e as integrantes Claudia Nissel e Marta Tonin, assistiram a uma apresentação de canto e flauta.

Apesar da grande exaltação e da alegria que parecia não ter tamanho, o pequeno Lucas Aleluia, de 12 anos, conseguiu resumir a felicidade que sentia em apenas uma palavra, quando questionado se gostou do presente. “Muito”, respondeu com um largo sorriso no rosto.

Além de contribuir para o desenvolvimento musical das crianças do Projeto Dorcas, a OAB e a CAA-PR também ofereceram orientações jurídicas sobre o ECA, mais especificamente sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente.
 
A ONG Projeto Dorcas atua desde 1996, no bairro Bonfim em Almirante Tamandaré. Criado por membros da Comunidade do Redentor (Igreja Evangélica Luterana no Brasil – IECLB), busca oferecer mais dignidade e cidadania à comunidade local carente. Desenvolve atividades de assistência voltadas tanto ao público infanto-juvenil quanto ao público em condição de desemprego ou subemprego e de risco social, visando melhorar as condições de vida da população local.

Atualmente é mantido pela Associação Evangélica Cristo Redentor – AECRI, que vem desenvolvendo atividades e ações multidisciplinares para o desenvolvimento humano e comunitário em cinco principais eixos: esporte, educação, arte, trabalho e saúde. No eixo de artes, atualmente conta com o trabalho voluntário de seis professores de música que ministram aulas de flauta doce, musicalização infantil e canto coral desde 2010, em uma parceria com a Escola de Música Belas Artes do Paraná – Extensão. A ONG está localizada no km 11 da Rodovia dos Minérios, nº 37. Telefone: (41) 3657-5274 e site www.projetodorcas.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAA-PR
Fotos: Zinho Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *