Crianças fazem júri simulado pelo programa Justiça se Aprende na Escola
Cerca de 400 alunos de quarta série da rede municipal de ensino estão participando do programa Justiça se Aprende na Escola 2006, desenvolvido pelo Instituto Desembargador Alceu Conceição Machado, com apoio de várias entidades, entre elas, a OAB Paraná. Uma das etapas do programa é a organização de um júri simulado, a partir de casos desenvolvidos pelos próprios alunos e professores no âmbito da escola. O primeiro júri está marcado para quarta-feira (1º), das 8h30 às 11h, no Tribunal de Justiça do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n – Centro Cívico) com a presença de duas turmas, num total de 80 crianças. Outros julgamentos simulados serão realizados pelos demais alunos na próxima semana, dias 6,7,8 e 9 de novembro, na sede da auditório da seccional (R. Brasilino Moura, 253-Ahú).
O programa Justiça se Aprende na Escola é realizado no Paraná desde 1993. A partir de 1998 espalhou-se para todo o Brasil, por meio da Associação dos Magistrados Brasileiros. O objetivo do projeto é propiciar pesquisa, leitura, análise e reflexão sobre ética, cidadania e justiça, conscientizando crianças e adolescentes sobre a forma de exercer os seus direitos e estabelecendo relações entre o ensino e o Poder Judiciário.
Na prática, o programa conta com orientação de magistrados, promotores, advogados, servidores e acadêmicos de Direito. Ele divide-se em cinco etapas: Numa primeira etapa, são realizadas palestras, debates e conferências nas escolas. Na fase seguinte, alunos e professores visitam órgãos do Poder Judiciário, como tribunais e fóruns. Depois acontecem os júris simulados. Na quarta etapa há um concurso de relatórios e apresentação dos julgamentos. A última etapa refere-se à avaliação final dos trabalhos. No Paraná, nesses 13 anos, mais de 20 mil crianças da rede pública de ensino já participaram no projeto
