A Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná promove nesta segunda-feira (13), o projeto Criança na Justiça. O objetivo é apresentar aos menores o local de trabalho de seus pais ou familiares – magistrados, advogados e servidores -, explicando como é o dia a dia do Judiciário, da forma mais natural possível, sem que haja alteração do clima profissional que cerca o ambiente de trabalho. A iniciativa é realizada com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).
O projeto possibilitará aos menores o comparecimento a audiências e sessões de julgamento ao lado de parentes ou adultos responsáveis (ainda que estes não atuem nos feitos que estão sendo realizados), sendo anotada a presença das crianças nas atas judiciais, como forma de recordação.
Como parte da programação, o cerimonial do TRT-PR organizará, às 10h e às 15h, visitas com as crianças pelos ambientes do edifício-sede do Tribunal, para apresentar os auditórios em que se realizam as sessões e o Centro de Memória. Durante as visitas não haverá descaracterização dos locais, para que fique demonstrada a seriedade com que é conduzida a atuação do Poder Judiciário.
Após as audiências ou sessões, nas salas da OAB de cada unidade haverá um espaço para que as crianças registrem a experiência vivenciada, por meio de desenhos ou redações. Alguns destes registros serão escolhidos pela comissão organizadora do projeto para publicação em informativos impressos e eletrônicos mantidos pela OAB Paraná e pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX).
Segundo a advogada Christhyanne Bortolotto, coordenadora do evento, a ideia é que o projeto-piloto possa ser uma atividade fixa no calendário.

