Curitiba é a cidade do Sul do país escolhida para sediar o lançamento da Semana Nacional de Conciliação, na próxima segunda-feira (14). O início da Semana Nacional pela Conciliação – Meta 2, será marcado por solenidades em capitais das cinco regiões do país. No Sul, Curitiba foi a cidade escolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Carlos Hoffmann, fará a abertura da cerimônia. O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e a conselheira do CNJ, Morgana Richa, presidente da comissão que coordena o Movimento Nacional pela Conciliação, estarão presentes. A solenidade está prevista para acontecer no plenário do TJ, no 12º andar do prédio anexo ao Palácio da Justiça.
O objetivo da Semana em todos os estados é buscar acordos que acelerem a solução de feitos distribuídos, em 1º e 2º graus, até dezembro de 2005, conforme estabelecido na Meta 2, uma das 10 metas de nivelamento estabelecidas por todos os presidentes dos tribunais brasileiros, em fevereiro deste ano, durante o II Encontro Nacional do Judiciário, em Belo Horizonte (MG).
A desembargadora Lélia Samardã do TJ-PR, coordenadora da Semana da Conciliação no âmbito da Justiça Estadual, informou que estão previstas na semana de 14 a 19 de setembro, 1.356 audiências no Juízo de 1º Grau; e 360 audiências no Juízo de 2º Grau. “O Departamento Judiciário nos informou que em 2º Grau existem 555 processos dentro da Meta 2, pendentes de apreciação”, disse a desembargadora. No 1º Grau são mais de 43 mil processos, conforme levantamento preliminar do TJ-PR.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR
