Debate da OAB-PR esclarece sobre o referendo da venda de armas

Debate da OAB-PR esclarece sobre o referendo da venda de armas

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná deu a sua contribuição para o esclarecimento em relação ao referendo popular que decidirá sobre a proibição ou não da venda de armas no Brasil. No debate promovido pela Comissão de Vítimas de Crime da OAB-PR, na última terça-feira (dia 4), no Teatro do Sesc da Esquina, o desembargador João Kopytowski e o advogado Wagner Rocha D’Angelis apresentaram seus argumentos em defesa de duas posições distintas.

Partidário do “não” à proibição da venda de armas, o desembargador João Kopytowski disse que “o desarmamento deixará desprotegido o povo honesto e que trabalha, enquanto os bandidos ficarão à vontade para roubar e matar.” O desembargador também criticou a realização do referendo, considerando-o caro e desnecessário. “Os 600 milhões de reais que serão gastos na realização da consulta popular serviriam para construção de pelo menos 40 presídios, que é o que o país mais precisa”, afirmou.

A favor do “sim” ao desarmamento, o advogado Wagner Rocha D’Angelis, professor universitário e presidente do Centro Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos, disse que o sentimento de segurança proporcionado pelas armas de fogo é um equívoco. “O cidadão comum, mesmo que treinado para atirar, sempre estará em situação de inferioridade diante do criminoso profissional”, explicou. Para D’Angelis, o desarmamento representa, na verdade, uma postura de luta contra a violência institucionalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão