Debate sobre a carreira e os desafios da advogada marcou Dia Internacional da Mulher

 

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi marcado por um debate na Seccional sobre o mercado de trabalho, carreira e desafios da advogada, empoderamento e protagonismo da mulher. Os temas foram abordados pela advogada e coach de carreira Tayná Leite. O evento foi promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e pela OAB Paraná, dentro da proposta do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. 

A data foi marcada também pelo lançamento da exposição “Segundo Olhar – Sentimentos, nuances de luzes e sombras, forte expressão”, da fotógrafa Gláucia Labanca, da Associação das Amigas da Mama (AAMA). A mostra pode ser conferida até o dia 31 de março, na Galeria de Presidentes.

O presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que as mulheres representam hoje 45% do quadro de advogados do Paraná. “Acreditamos que nesta gestão as advogadas serão maioria em nosso estado”, disse Noronha. O presidente afirmou que a diretoria está engajada no Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada e que novos projetos com este foco serão realizados.

“A OAB Paraná terá um olhar muito atento em relação à mulher advogada e às profissionais em início de carreira – muitas delas têm dupla, tripla jornada. Vamos atuar visando melhorar a qualidade de vida das advogadas e lutar pela igualdade de gênero, denunciando todos os casos onde isso não ocorra”, afirmou Noronha. O presidente defendeu a criação de Comissões da Mulher Advogada nas 47 subseções, a unificação das comissões e a promoção de encontros semestrais para integrar advogadas da capital e do interior.

A CAA-PR foi representada pela vice-presidente Daniela Ballão Erlund e pelas diretorias Márcia Maluf Heisler, Julia Arruda e Luciana Carneiro de Lara. Ao saudar as advogadas e convidadas presentes, Daniela Ballão citou a preocupação da diretoria em ter mais mulheres nos cargos de liderança. A vice-presidente da CAA ainda enalteceu a representatividade de nomes como a da secretária-geral da Seccional, Marilena Winter, e da conselheira federal, Edni Arruda. “São exemplos da força da mulher”, frisou.

“Inaugurando nossa agenda de eventos em 2016. Vamos oferecer à mulher advogada, no Dia Internacional da Mulher, uma reflexão quanto ao tal do empoderamento feminino que tanto se fala na atualidade", explicou Daniela.  Também estiveram presentes as conselheiras Maria Regina Nissel, Iverly Antiqueira Dias Ferreias e Débora Catani, a presidente da AAMA, Gladys Haluc, e integrantes da associação.

A coordenação e execução do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada estão a cargo da Comissão Nacional da Mulher Advogada, em conjunto com as Seccionais, as Caixas de Assistência dos Advogados e as Subseções, em todo o território nacional. O plano foi criado pelo Conselho Federal em setembro de 2015, através do Provimento nº 164/2015.

Mobilização

As advogadas Regina Elizabeth Coutinho Ribaric e Rafaela Marchiorato Lupion representaram a OAB Paraná na mobilização do Dia Internacional da Mulher, realizada na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. A ação, organizada pelo Instituto Humsol com o apoio do Governo do Estado, ofereceu serviços de saúde, orientações sobre segurança, direitos e cidadania, distribuição de materiais informativos, entre outras atividades.

As advogadas prestaram orientação à população sobre a prevenção do câncer de mama, com a distribuição da cartilha elaborada pela Comissão da Mulher Advogada em 2015. O material tem enfoque na prevenção, nos direitos da mulher com câncer e nos locais onde buscar orientações sobre a doença e o seu tratamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *