O conselheiro federal da OAB pelo Estado do Paraná, René Ariel Dotti, defendeu o estímulo à defesa das prerrogativas em depoimento gravado para o Canal Prerrogativas, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dotti afirma que as prerrogativas não são privilégios para o advogado, ao contrário, são garantias fundamentais instituídas à profissão no interesse do próprio cidadão, representado perante a Lei pelo advogado.
Segundo ele, sem as prerrogativas é impossível que o advogado exerça sua profissão com a plenitude e independência necessárias, prejudicando a defesa de todos. “Na medida que o advogado tiver suprimida sua liberdade, quem sofre é o cidadão, que não pode ter seus interesses e direitos defendidos plenamente perante os tribunais”, diz.
Confira aqui o video.
O site www.prerrogativas.org.br e os canais no Facebook, Twitter e YouTube destacam as melhores práticas em defesa das prerrogativas e no atendimento aos advogados nas Seccionais e Subseções da OAB, com o objetivo de ampliar o acesso a esse tipo de iniciativa e contribuir para sua difusão. Todos os dias, o canal vai veicular depoimentos de ministros, juristas, advogados, professores, representantes de ONGs e especialistas convidados a abordar diferentes aspectos da questão, além de notícias atualizadas sobre o assunto.
O Canal das Prerrogativas também indica os caminhos que devem ser seguidos pelo advogado na hora de apresentar reclamações em casos de violações das prerrogativas e informa como fazer para requerer ajuda e orientação. Na página eletrônica, está disponível para download uma relação completa de peças processuais, entre outros recursos.

