Dezesseis advogados se candidatam a vaga de desembargador do TJ-PR pelo quinto constitucional

Dezesseis profissionais da advocacia se candidataram à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) destinada à advocacia pelo quinto constitucional. O prazo para inscrição no processo seletivo promovido pela OAB Paraná foi encerrado na quinta-feira, 10 de julho. Veja aqui o edital de análise dos pedidos de inscrição do processo seletivo para a formação da lista sêxtupla.

A próxima etapa será a apresentação dos candidatos e candidatas ao Conselho Pleno da Seccional, marcada para o dia 15 de agosto. Após as exposições, os conselheiros irão deliberar sobre a composição da lista sêxtupla, que será encaminhada ao Pleno do TJ-PR.


Confira os nomes dos 16 inscritos, em ordem alfabética:

  1. Francisco Augusto Zardo Guedes
  2. Gustavo de Camargo Hermann
  3. Harry Francoia Junior
  4. Helena de Toledo Coelho
  5. José Rodrigo Sade
  6. Leticia Ferreira da Silva
  7. Luís Augusto Polytowski Domingues
  8. Nelson Pietniczka Junior
  9. Paulo Giovani Fornazari
  10. Paulo Rogério Tsukassa de Maeda
  11. Rafaela Aiex Parra
  12. Rafaela Vialle Strobel Dantas
  13. Renata Ceschin Melfi de Macedo
  14. Sandro Marcelo Kozikoski
  15. Thiago Paiva dos Santos
  16. Vanessa Massaro

Concluída essa fase, caberá ao Pleno do Tribunal de Justiça eleger, dentre os seis nomes indicados pela OAB Paraná, uma lista tríplice. A escolha final do novo desembargador ou desembargadora será feita pelo governador do Estado, conforme estabelece o artigo 94 da Constituição Federal, que prevê a participação da advocacia na composição dos tribunais por meio do quinto constitucional.
O processo é conduzido com base em critérios de transparência, publicidade e fundamentação das decisões, assegurando a legitimidade da escolha.