Direitos dos portadores do HIV são debatidos na Seccional

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, Daniela Ballão Ernlund, abriu na manhã desta terça-feira (27) o evento “Diálogos sobre HIV e o Direito”, promovido  pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), juntamente com o Grupo Esperança, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná e entidades atuantes junto aos grupos de portadores do vírus HIV/AIDS.

A mesa de abertura foi composta pelo representante-residente adjunto do PNUD, Arnaud Peral; pelo presidente do Conselho Permanente de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, José Gediel; pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Moacir Ramos; pelo representante da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo Paraná, Douglas Silva; pelo advogado Reginaldo Antonio Koga, Grupo Esperança e pela jurista Sueli Dallari, que fez a conferência de abertura sobre o tema “Acesso à Justiça”.

A advogada Daniela Ballão Ernlund, destacou a importância do tema que também é debatido dentro da OAB, em suas diversas comissões. Já José Gediel destacou a importância do debate acontecer na sede da Ordem. “A OAB tem esse papel de fazer com que os temas entrem no sistema de justiça. Quando a Ordem puxa um debate desses, significa que o tema já está com um pé no sistema de justiça”, afirmou.  A advogada Isabel Kugler Mendes, integrou a primeira mesa de debates, sobre o tema “Discriminação e HIV/Aids”, quando falou sobre o combate à discriminação e HIV no sistema carcerário do Paraná por meio de ações da OAB Paraná.

O evento tem continuidade nesta tarde com outras duas mesas de debates: “ Judicialização: é o melhor caminho?” e “Assessoria jurídica: como atender a demanda reprimida?”.  No encerramento do evento está previsto o lançamento da campanha “Mulheres e Direitos – ONU Mulheres”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *