Distribuição de processos passa a ser por meio eletrônico no 1º Grau da JF

A partir desta sexta-feira (8), a distribuição de processos na Justiça Federal de 1º Grau só poderá ser feita por meio eletrônico, ou seja, foi fechada a distribuição de novos processos físicos no Sistema SIAPRO de 1º grau, conforme deliberação do Comitê de informática da 4ª Região, em reunião realizada no último dia 7 de fevereiro.

A partir deste 8 de março de 2013, a expedição e o recebimento de cartas precatórias de outros órgãos do Poder Judiciário deverão ser realizados exclusivamente por meio do sistema de Malote Digital, instituído pelo CNJ e disponível na área Serviços da Intranet: https://www2.jf.jus.br/malotedigital/login.jsf .

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Friedmann Wendpap, esse é o fim da era do papel na Justiça Federal da 4ª Região. “98% dos nossos processos já eram eletrônicos e o dia 7 de março é um marco na história do Poder judiciário Brasileiro que sempre teve sua imagem vinculada às pilhas de papel e o juiz atrás delas. A Justiça Federal antecipa o futuro e elimina completamente o papel das suas atividades. 100% dos seus processos serão eletrônicos a partir deste dia 08”, comentou. De acordo com Wendpap, a transição do processo de papel para o eletrônico durou três anos e foi tão bem sucedida que as barreiras tecnológicas e culturais foram vencidas muito mais rapidamente do que ocorreu à época da transição dos processos manuscritos para os datilografados, no Século XIX.

Fonte: Comunicação Social JFPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *