Diversidade sexual na advocacia será tema de evento

No próximo dia 1º de dezembro, terça-feira, a OAB Paraná promove o evento Diversidade Sexual e de Gênero na Advocacia: os desafios da profissão. Na ocasião será lançado o selo “Amig@s da Diversidade”, ação que oficializa a adesão da Seccional à proposta que reconhece ações afirmativas de empresas, instituições, entidades e pessoas físicas de valorização da diversidade sexual e gênero. A iniciativa é da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB Paraná, presidida pelo advogado Rafael  Kirchhoff.

“A entrega do selo será um programa permanente da Comissão, de reconhecimento às práticas inclusivas e de valorização da diversidade sexual e de gênero de empresas e pessoas”, comentou o presidente Rafael Kirchhoff.

O selo, inicialmente chamado de “Empresa Amiga da Diversidade”, foi idealizado pela Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB São Paulo, subseção Jabaquara – Saúde. Foi adaptado pela comissão da OAB Paraná e lançado com o nome “Amig@s da Diversidade”. O evento do dia 1º, vai contar com participação do idealizador do projeto, o advogado Marcelo Gallego, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Paulo  – Subseção Jabaquara.

A primeira empresa a receber o selo da OAB Paraná é a Morena Rosa, que receberá a premiação Amig@s da Diversidade durante o evento na Seccional. A história de um funcionário e o ambiente de trabalho inclusivo da empresa de Cianorte foi tema de reportagem da edição de novembro da revista Galileu. Também será premiada uma pessoa física, cuja identidade será revelada na terça-feira.

“A adesão da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero ao selo Amig@s da Diversidade representa, antes de tudo, o lugar que a Ordem dos Advogados do Brasil ocupa na defesa dos direitos fundamentais da população LGBTI, no Paraná. Um lugar de destaque, porque vem atuando com rigor em favor do reconhecimento da cidadania, da igualdade e da dignidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Em segundo lugar, porque, com a entrega do selo, a OAB Paraná irá prestigiar pessoas, empresas e entidades que merecem reconhecimento público por ações e práticas inclusivas tendentes a realizar direitos ainda negados a esta população, como a segurança, a integridade física e psicológica, o acesso ao emprego e a um ambiente de trabalho respeitoso e saudável, o reconhecimento da identidade de gênero das pessoas trans, e das famílias homoafetivas. Premiar estas práticas é dizer à sociedade que todas e todos merecem igual dignidade e igual respeito, é sinalizar um caminho para a superação dos preconceitos e das discriminações que ainda vitimizam  e segregam comunidade LGBTI", reafirmou Rafael Kirchhoff.

Ainda na terça-feira está previsto o depoimento de uma advogada transexual que atua em Curitiba e é membro da Comissão, Gisele Alessandra Schmidt e Silva, e palestras com a advogada Ligia Ziggiotti e Filipe Roloff.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever com antecedência pelo site da Seccional (clique aqui). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *