Para o presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, o processo eleitoral em todo o país foi uma demonstração da maturidade da democracia brasileira. Ele lamenta, no entanto, que alguns candidatos ainda tenham usado de práticas assistencialistas para conquistar votos do eleitorado.
Em dois meses de atendimento, o núcleo do Comitê Cidadania e Voto Consciente instalado na OAB (Rua Brasilino Moura, 253 Ahú) prestou orientações a dezenas de eleitores. As informações trazidas pela população demonstram que favores e benefícios ainda são amplamente oferecidos por candidatos. Os eleitores citam casos de candidatos que ofereceram jantares, churrascadas e até dinheiro em troca de votos ou da instalação de placas de propaganda eleitoral em propriedades particulares. Há também relatos de sorteios de cestas básicas e eletrodomésticos. Outra denúncia recorrente se refere a candidatos que oferecem transporte de eleitores a hospitais. Há ainda casos de distribuição de vale-combustível para abastecimento de carros e de patrocínio de uniformes para times de futebol.
O Comitê Cidadania e Voto Consciente, que tem como integrantes 23 instituições da sociedade civil, procura incentivar os eleitores a valorizar o voto, escolhendo com consciência os seus candidatos. O movimento se mantém articulado, mesmo depois das eleições. O núcleo do comitê na OAB Paraná ainda está prestando informações aos eleitores pelo telefone (41) 3253-9840 ou na sede da Seccional.
