Empossada a nova diretoria da OAB Telêmaco Borba

 

A nova diretoria da OAB Telêmaco Borba, composta pelo presidente Maicow Régis de Freitas Mercer, pela vice Andreia Toledo Nunes Pereira, pelo secretário-geral Leandro de Castro, pela secretária-geral adjunta Andrezza Cristina Almeida Chaves e pelo tesoureiro André Santos Barrreto, foi empossada na manhã desta sexta-feira (18).  A cerimônia foi prestigiada pelo vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina, conselheiros e advogados da subseção, que reúne 234 advogados ativos de oito cidades – Ventania, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Reserva, Ortigueira, Imbaú e Curiúva, além de Telêmaco Borba.

Também nesta sexta-feira, às 20h, os advogados Pedro Pavoni Neto, Ailson Jesus Levatti, Paula Regina de oliveira, Helainny Maria de Lucena Brito e Mateus Faeda Pellizzari assumem a direção da OAB Santo Antônio da Platina, subseção que reúne também os advogados atuantes nas cidades de Abatiá, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá e Ribeirão do Pinahl. Ao todo, a subseção tem 257 advogados ativos.

 

 

Discurso de posse

Senhoras, Senhores, Autoridades e caríssimos colegas,

Esse é, indubitavelmente, um dos dias mais marcantes da minha vida. Dia em que juntamente com outros quatro valorosos advogados e advogadas assumo a Responsabilidade de Presidir a Subseção de Telêmaco Borba da ordem dos Advogados do Brasil. Mais do que honrado, e agora creio que falando também em nome de meus colegas de diretoria, nos sentimos conscientes das responsabilidades que sobre nossos ombros recaem. 

Sinto-me indescritivelmente orgulhoso pela confiança depositada em mim e nos ilustres colegas diretores pela advocacia de Telêmaco Borba e das demais cidades que compõe esta subseção. Somos sabedores do desafio que a partir de agora se apresenta.

Contudo, quero mais uma vez afirmar que divido essas responsabilidades não somente com os eleitos para estarem à frente da nossa entidade, mas sim com todos os advogados e advogadas desta subseção, a quem convoco desde já para cerrar fileiras conosco, com o escopo de prestar serviços relevantes à advocacia e a toda sociedade.

Tenho para mim que cada advogado, ainda que em sua militância privada, é uma engrenagem de suma importância para a OAB. E espero que tenhamos todos esse espírito inerente à nossa Ordem, de modo que  nos sintamos impulsionados e motivados a  lutar  pelo  direito  indisponível,  irrenunciável  e  inegociável  de advogar com liberdade e dignidade.

Que nos sintamos tomados pela força institucional da Ordem, assim não nos permitindo a acomodação ou a alienação diante das iniquidades, das ilegalidades e das arbitrariedades daqueles que abusam do poder. Se assumirmos em conjunto essa responsabilidade, nos sentiremos à vontade, para exercermos sempre e quando necessário, o Sagrado Direito de concordar em discordar seja no campo profissional, seja no campo politico ou na livre manifestação de convicções pessoais sempre o fazendo de forma livre como bem nos assegura o estado democrático Brasileiro.

Prezo que sempre possamos atuar com companheirismo, lealdade, solidariedade e respeito, ainda que em defesa de partes adversas, trazendo assim conquistas e avanços para a advocacia e para a nossa sociedade. Tendo isto em mente, temos todos nós à frente, portanto, um grande desafio, qual seja: o de trabalhar, e muito, pela Ordem e pela livre exercício da função da advocacia, sempre defendendo e lutando por nossas prerrogativas e garantias, mas também pela moralidade e dignidade da profissão e da sociedade a qual pertencemos.

O dia de hoje, é sem sombra de dúvidas um marco histórico, não pela posse dessa nova diretoria, afinal nosso ego não é assim tão inflado! Mas, pela entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, Dispositivo legal procedimental que trás com seu nascimento uma gama inimaginável de confiança e esperança.
Confiança de que os novos procedimentos poderão tornar os processos mais céleres e funcionais. E esperança de que a segurança jurídica que deles se esperam será ao menos mais próxima daquela que tanto operadores do direito e a própria sociedade tanto almejam. Também não podemos nos olvidar e ficar à margem dos contemporâneos acontecimentos políticos que abalam o país.

Tenho comigo que enquanto juristas e componentes de uma das instituições mais solida, tradicional e respeitada do Brasil, ainda que por vezes seja uma tarefa extremamente difícil, devemos tentar deixar nossas paixões de lado para que de forma apartidária sempre busquemos defender a liberdade a constituição e o estado democrático de direito. Estando sempre prontos e dispostos a enfrentar qualquer situação que busque abalar estes fundamentais pilares da democracia.

Quero também aproveitar desta oportunidade para parabenizar e dar as boas vindas aos novos colegas advogados que estão iniciando a carreira e dizer que embora o trilhar do advogado possa ser árduo, sofrido, e por vezes frustrante ele é também  absolutamente apaixonante. Amem a advocacia e ela certamente lhes recompensará.

Quero aqui agradecer a meus colegas de diretoria que corajosamente concordaram a se por à prova dos votos dos demais colegas com o único e lídimo objetivo de buscar o engrandecimento e fortalecimento de nossa profissão e da OAB.
Agradeço também aos colegas diretores, que agora se despedem, pela confiança e pelo apoio a nós oferecido e lhes prometo honrar o legado que nos fora deixado.

Agradeço a meu saudoso pai que me ensinou e me transmitiu os princípios de honradez, dignidade, honestidade e caráter necessários e fundamentais ao exercício da advocacia e sem os quais certamente estaria fadado ao fracasso.

Agradeço de sobremodo à minha esposa Giovanna mulher forte e companheira que divide comigo as apreensões diárias, as angústias, as felicidades e as vitórias. Agradeço também à minha filha Ana Julia que embora em tenra idade me ensina todos os dias que amor não tem limites e que a força que dele advém é suficiente para vencer todas as barreiras impostas ao longo da vida, não importando o quão intransponíveis pareçam.

Por fim e não menos importante agradeço mais uma vez a confiança e o apoio de todos os colegas de subseção, e lhes digo que não trabalharemos sozinhos nestes próximos três anos, porque ao nosso lado sei que teremos valorosos profissionais e colegas da advocacia que nos ajudarão a fazer desta uma instituição cada vez mais forte e respeitada sempre a mantendo como um importante e efetivo pilar de sustentação de uma sociedade civil livre, democrática e organizada.

Muito obrigado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *