O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, abriu na noite de segunda-feira (17) o III Encontro de Advogados Criminais com uma homenagem ao professor de Direito Penal, ex-secretário de Justiça e ex-chefe da Casa Civil, Ronaldo Botelho, falecido em março de 2011. Glomb ressaltou a dedicação e o compromisso de Botelho com a causa da Justiça. “Ronaldo Botelho foi um excelente advogado, com notável conhecimento da área criminal, agindo sem nunca ter tido medo de aceitar patrocínio de uma causa impopular”, disse. “Ele foi água e luz e alfabeto para milhares de alunos, colegas, colaboradores, familiares e todos aqueles que, um dia, tiveram a ventura de partilhar um pouco do seu saber e do seu viver”, afirmou Glomb.
Citando Rui Barbosa, o presidente da Seccional destacou que “ a palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade; deixai-a livre, onde quer que seja, e o despotismo está morto”. “Advogados criminalistas, como os Colegas que hoje aqui se encontram, não portam outras armas capazes de ameaçar a integridade de quem quer que seja. Por esta razão que nos causa perplexidade e repulsa a determinação da alta direção do Tribunal de Justiça em implantar uma revista, exclusivamente aos advogados e seus clientes, para acesso às dependências do Tribunal às quintas-feiras, nas sessões das câmaras criminais”, criticou Glomb.
O advogado José Carlos Cal Garcia Filho, representando o presidente da Comissão de Advogados Criminais, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, entregou uma placa em homenagem aos familiares do professor Botelho, representados pela viúva Marlene Botelho.
O evento vai reunir até a quarta-feira (19) juristas de diferentes regiões do país para debater temas como as reformas na lei penal e processual penal, e o projeto do novo código penal, entre outros assuntos. A conferência de abertura foi feita pelos criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e pelo professor da PUC São Paulo, David Teixeira Azevedo.
Participaram da abertura do evento o secretário-geral da OAB Paraná, Juliano Breda; a secretária-geral adjunta da Seccional, Juliana Colle Bretas; o advogado José Carlos Cal Garcia Filho, representando o presidente da Comissão de Advogados Criminais, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e o presidente da Associação Paranaense dos Advogados Criminalista (Apacrimi), Danilo Guimarães Rodrigues Alves.
A programação prevê quatro paineis sobre os temas: Reformas na lei penal e processual penal; Violações às prerrogativas da Advocacia Criminal; A nova lei de lavagem e os honorários do advogado e Debate sobre o projeto do novo código penal. Os interessados em participar podem fazer inscrição na hora.
Foto: Mesa de abertura com o palestrante Antônio Carlos de Almeida Castro em primeiro plano

