As prerrogativas no inquérito policial serão abordadas pelo conselheiro estadual Juarez Cirino dos Santos, que destaca que a posição da advocacia deve ser de resistência às violações das prerrogativas. “Sempre que o advogado sentir que a sua força pessoal foi insuficiente, deve recorrer à OAB. Denunciar, não se intimidar. Para isso temos uma Câmara de Direitos e Prerrogativas. E a OAB sai sempre em defesa de seus advogados”, disse.
Juarez Cirino lembra que o inquérito policial representa o espaço da prisão, que requer a comunicação do advogado com o seu cliente, e esta comunicação é dificultada ou monitorada muitas vezes. “A comunicação reservada com o cliente é frequentemente prejudicada. É um espaço que com muita frequência a ampla defesa é prejudicada. O inquérito é o espaço da prisão em flagrante, da prisão temporária, da prisão preventiva, o advogado precisa se comunicar com o cliente. No caso da Penitenciária Federal de Catanduvas, por exemplo, as conversas são monitoradas, motivo de muitos protestos da OAB”, destaca.
“Em uma interceptação telefônica, por exemplo, o princípio da ampla defesa é violado. Às vezes ela é regular, mas muitas vezes são feitas interceptações sem a autorização judicial. O sujeito está se auto acusando sem saber, e existe a proteção contra a autoincriminação, ninguém é obrigado a se auto incriminar, isso viola o princípio da ampla defesa, porque há o direito ao silêncio. Sem falar nas quebras de sigilo”, frisou.
Ao longo do encontro serão debatidas ainda as prerrogativas no Direito do Trabalho e no Direito Previdenciário. O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, abre o evento no dia 30 de julho, às 19h. Também estão previstos debates sobre a atuação da OAB em defesa das prerrogativas do advogado, tema que será abordado pela secretária-geral adjunta da OAB Rio de Janeiro, Fernanda Lara Tortima; e o necessário equilíbrio entre advocacia, magistratura e Ministério Público, que será abordado pelo conselheiro federal Luiz Flávio D´Urso. Uma sessão pública extraordinária da Câmara de Direitos e Prerrogativas da OAB Paraná encerra o encontro.
Confira a programação completa:
Encontro Paranaense de Prerrogativas
Dia 30 de julho:
19h00 – Abertura – Presidente da OAB-PR, Juliano Breda.
19h15 – Prerrogativas: O que a OAB pode fazer pelo advogado – Secretária Geral Adjunta OAB-RJ, Fernanda Lara Tortima.
20h15 – Prerrogativas: o necessário equilíbrio entre Advocacia, Magistratura e Ministério Público – Conselheiro Federal OAB, Luiz Flávio D´Urso.
Dia 31 de julho:
8h45 – Prerrogativas no Direito do Trabalho: Marcelo Alessi – Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PR
9h45 – Prerrogativas no Inquérito Policial: Juarez Cirino – Conselheiro OAB-PR
10h45 – Intervalo
11h00 – Prerrogativas no Direito Previdenciário – Leonardo Zicarelli – Conselheiro OAB-PR
12h30 – Encerramento
14h30 – Sessão Pública Extraordinária da Câmara de Direitos e Prerrogativas da OAB-PR
Saiba mais
Encontro Paranaense de Prerrogativas

