Quase 2.700 já participaram dos cursos de Capacitação em Processo Eletrônico promovidos pela Escola Superior de Advocacia nos últimos meses. O curso foi realizado em 37 cidades paranaenses, levando aos advogados de todas as regiões os conhecimentos técnicos necessários para atuar nos sistemas virtuais da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e principalmente da Justiça Estadual. O Projudi, sistema adotado pelo Tribunal de Justiça, está em plena fase de implantação e expansão nas comarcas do Paraná.
Os cursos continuam no calendário da ESA até dezembro. Estão previstas até o final do ano novas turmas em Curitiba, Maringá e Loanda. Os cursos são de curta duração (aproximadamente 8 horas), mas preparam tecnicamente e de forma bem prática. O advogado aprende noções básicas de informática e é orientado sobre os programas de conversão de dados, os procedimentos para escanear documentos e para armazenar informações, e como aplicar a certificação digital.
Os cursos de Capacitação em Processo Eletrônico fazem parte das diversas ações que a OAB Paraná desenvolveu este ano para auxiliar os advogados de todo o estado na adaptação ao sistema virtual. As Salas do Advogado dos fóruns estão recebendo melhorias e sendo equipadas com computadores, acesso à internet, scanners, leitoras de cartão, entre outros aparelhos necessários para peticionamentos eletrônicos e outros procedimentos. A Caixa de Assistência criou os Centros de Inclusão Digital, também visando auxiliar os advogados com orientações de técnicos especializados. A Seccional possui funcionários treinados dar orientações por telefone, pelos números (41) 3250-5737 e (41) 3250-5738, e por e-mail: projudi@oabpr.org.br.
A inclusão dos advogados no processo digital foi uma das prioridades da OAB paraná este ano. “A informatização dos processos judiciais é necessária e sempre foi defendida pela OAB como um instrumento de modernização da Justiça. Nesse sentido, os advogados devem se preparar e buscar o apoio da Ordem para se adequar a esse novo momento do Judiciário”, diz o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb.
Foto: Aula de capacitação em processo eletrônico realizada em Curitiba.

