A Escola Superior de Advocacia iniciou suas atividades no Edifício Maringá, onde passa a contar com mais quatro salas para cursos, com um total de 118 lugares. O primeiro curso foi realizado na noite de quarta-feira (12), sobre processo eletrônico, com o professor Ricardo Cavalcanti de Albuquerque.
De acordo com a coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Rogéria Dotti, as aulas no Edifício Maringá representam a ampliação da estrutura e das atividades da ESA, uma vez que os cursos também continuarão acontecendo na sede da Seccional, no bairro Ahú. "Vamos sempre tentar lançar os cursos nos duas sedes para que os advogados possam optar pelo local que lhe é mais cômodo e conveniente", disse Rogéria Dotti.
O Edifício Maringá é a antiga sede da OAB Paraná e fica no centro de Curitiba, na Rua Cândido Lopes, em frente à Biblioteca Pública do Paraná. A localização facilita o acesso dos advogados que trabalham na região central aos cursos da ESA. As salas também estão equipadas para receber cursos telepresenciais.
Rogéria Dotti explicou que o tema do primeiro curso do Edifício Maringá foi escolhido como forma de valorizar o histórico da ESA na capacitação dos advogados para uso do processo eletrônico. "A ESA se destacou muito ao apoiar os advogados há alguns anos, quando houve a implantação do processo eletrônico. Os professores Ricardo Cavalcanti e Márcio Dumas foram muito importantes nessa formação. Então, escolhendo esse tema, estamos expressando a gratidão da escola pelo trabalho desses professores", afirmou.
O vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a secretária-geral da CAA-PR, Maria Regina Zarate Nissel, e a diretora da Caixa de Assistência, Iolanda Gomes, deram as boas-vindas aos alunos. Cássio Telles lembrou que o Edifício Maringá foi reinaugurado em abril pela OAB e pela Caixa dos Advogados, depois de uma ampla reforma. “A ideia, ao trazer os cursos, é facilitar o acesso de todos os advogados à programação da ESA. "Fico feliz com essa iniciativa porque temos a ESA como a menina dos olhos da nossa instituição. Os advogados paranaenses podem ficar orgulhosos, porque nenhuma outra Seccional conta com uma estrutura tão bem constituída para os cursos de atualização e aperfeiçoamento dos advogados quanto a nossa", disse o vice-presidente.
Porta de entrada – O professor Ricardo Cavalcanti de Albuquerque manifestou a sua satisfação em inaugurar a agenda de cursos no Edifício Maringá. “Fiquei muito orgulhoso e lisonjeado com essa oportunidade”, destacou. O professor acredita que os cursos da ESA são a porta de entrada da OAB e muitos advogados passam a conhecer melhor os serviços quando participam dos cursos. “Tenho certeza que a partir desses cursos, aqui no Edifício Maringá, muitos advogados vão conhecer esse prédio e verificar a qualidade desse novo espaço”, disse.
Os alunos do primeiro curso no Edifício Maringá elogiaram a iniciativa. “Os advogados estão concentrados aqui no centro da cidade. A realização dos cursos neste local facilita muito”, opinou o advogado Diófano Felix da Silva, que trabalha como conciliador no Tribunal Regional do Trabalho. “Para mim é bem melhor participar dos cursos no Edifício Maringá. Meu escritório fica a uma quadra”, conta a advogada Flávia Reim Weber.
Richard Oliveira Lourenção sempre frequenta os cursos da ESA . “O nível é excelente e os valores são acessíveis”, disse. Para o advogado, a localização central do prédio vai fazer com que aproveite ainda mais as opções oferecidas pela ESA. Lorival Fabris Júnior, que tem escritório no bairro Batel, também considera que as aulas no centro da cidade são um fator de motivação para muitos advogados. “Não conhecia o prédio e achei as instalações muito boas”, avaliou.
O próximo curso – “Liminares no Novo Código de Processo Civil” – acontece na sexta-feita (14), das 9h às 13h. Trata-se de um curso telepresencial gratuito. Os interessados podem conferir os cursos com inscrições abertas no endereço eletrônico da ESA (clique aqui).

