Escuta no âmbito jurídico é tema de Fórum na Seccional

A Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), por intermédio de sua Comissão de Psicologia Jurídica, promovem a partir da terça-feira (3) I Fórum sobre a escuta, no âmbito jurídico, da criança e do adolescente vítima de violência: do abuso à justiça. O evento é decorrente de um trabalho interinstitucional, com objetivo de analisar o tema da escuta de forma crítica, pautada em uma prática profissional ética, qualificada e com garantia integral à criança e ao adolescente. “Queremos aprofundar os debates técnica e cientificamente, avançando no desenvolvimento de propostas embasadas na ética e ciência de cada profissão envolvida na temática”, explicou a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, Maria Christina dos Santos. Um dos debates será sobre a possível implantação da adoção da produção antecipada de provas na escuta, para fins jurídicos, reduzindo a vitimização de crianças e adolescentes, entre outros aspectos.

O Fórum vai acontecer nos dias 3 e 4 de setembro na sede da Seccional. A palestra de abertura sobre o tema “A escuta de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e a possível implantação da adoção da produção antecipada de provas, para fins jurídicos”, será com o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Antonio Daltoé Cezar. Ainda na primeira noite será apresentada uma síntese do grupo de trabalho interinstitucional. Na quarta-feira (4), estão previstas duas mesas-redondas sobre os temas "A escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência" e "Produção antecipada de provas". As vagas estão esgotadas. Confira a programação completa:

 I Fórum sobre a escuta, no âmbito jurídico, da criança e do adolescente vítima de violência: do abuso à justiça

TERÇA-FEIRA (3) 
19h – abertura oficial
19h30 – Apresentação de síntese do grupo de trabalho interinstitucional – Sérgio Artur Morgenstern Ferreira
20h- palestra "A escuta de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e a possível implantação da adoção da produção antecipada de provas, para fins jurídicos" – José Antonio Daltoé Cezar, desembargador do TJ-RS

QUARTA-FEIRA (4)
9h às 10h30 – Mesa -redonda: "A escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência"
Josete Maria Quadros e Quadros – assistente social
Rosane Aparecida Morais de Oliveira – conselheira tutelar
Rosana Terezinha Ribeiro – psicóloga do NUCRIA
Maria Cristina Antunes – psicóloga

13h30 às 15h: Mesa-redonda: "Produção antecipada de provas"
Maria da Graça Saldanha Padilha – psicóloga
Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro – promotora da 12ª Vara Criminal
Haroldo César Nater – advogado
Fabio Ribeiro Brandão – juiz da 3 Vara de Infância e da Juventude- Adolescente em conflito com a lei

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão