Na abertura da exposição estiveram presentes o vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, que destacou a importância da iniciativa, os fotógrafos voluntários que integram o Help-Portrait e representantes da Pastoral da Pessoa Idosa de várias cidades do país. O objetivo da exposição é, por meio da fotografia, dar visibilidade à pessoa idosa, resgatando sua dignidade e autoestima. A iniciativa também visa divulgar a efetividade do trabalho que a pastoral tem realizado no Brasil, com foco na qualidade de vida de pessoas de idade em situação de vulnerabilidade social.
As fotos revelam o resultado da ação, que envolveu 20 voluntários do Help-Portrait, entre fotógrafos e responsáveis pela logística. Durante os finais de semana dos meses de julho e setembro deste ano, os integrantes do projeto visitaram – acompanhados de líderes comunitários da pastoral – as casas de 48 idosos residentes em Curitiba, Pinhais, Colombo, Campo Largo e Piraquara. Depois, retornaram para entregar os retratos revelados.
Movimento
O Help-Portrait é um movimento mundial de fotógrafos criado em 2009 pelo norte-americano Jeremy Cowart. Já reuniu mais de 10 mil fotógrafos e 12 mil voluntários, em mais de mil localidades espalhadas por 46 países. O objetivo da proposta é valorizar e resgatar a dignidade da pessoa fotografada, entregando posteriormente o retrato a ela. Até hoje, em todo o mundo, o número de fotografias entregues já passa de 100 mil.
Em Curitiba, o projeto teve início em 2012 e já realizou ações no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, Associação Cristã de Assistência Social (Acridas), Vila Pantanal, Escola Érico Veríssimo e em Tijucas do Sul, além da exposição “Em versos”, que permaneceu no Shopping Estação de janeiro a fevereiro de 2013 e da mostra em lambe-lambe e bate-papo sobre fotografia de cunho social no Galpão Thá Cultural.

