A abertura oficial da Semana da Advocacia Participativa será realizada na próxima terça-feira, 12 de agosto, às 9h, no piso superior do Terminal Urbano de Maringá. A cerimônia marca o início de um dos maiores movimentos jurídico-sociais do interior do Paraná, promovido pela OAB Maringá.
Em sua terceira edição, o projeto, que inclusive é lei municipal (Lei nº 11.571/2022), e faz parte das ações comemorativas do Mês da Advocacia , mobilizará centenas de profissionais em uma grande força-tarefa voluntária pela cidadania e pelo acesso à justiça.
Orientações
O ponto alto da programação será o mutirão de orientações jurídicas gratuitas à população, nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 19h, no Terminal Urbano. No entanto, a programação se estende de 11 a 15 de agosto, com uma série de iniciativas, como palestras em escolas, ações sociais, rodas de conversa, campanhas educativas e atividades de promoção dos direitos fundamentais.
Neste ano, a expectativa é superar as mais de 1.000 orientações realizadas na edição anterior. A ação contará com mais de 500 advogadas e advogados voluntários, organizados por quase 60 comissões temáticas da OAB Maringá, prontos para atuar gratuitamente em áreas como Direito Previdenciário, Família, Consumidor, Pessoa Idosa, Trânsito, entre outras.
Idosos
Um dos exemplos do impacto direto da Semana da Advocacia Participava é a continuidade de uma ação da OAB, que aconteceu na campanha Junho Violeta, com foco nas orientações a aposentados vítimas de fraudes no INSS , por meio das comissões de Direito da Pessoa Idosa e Direito Previdenciário.
O Terminal Urbano, escolhido estrategicamente por seu alto fluxo — mais de 30 mil pessoas circulam diariamente pelo local —, será transformado em um verdadeiro centro de cidadania e orientação jurídica.
A Semana da Advocacia Participativa também expande sua atuação territorial. Neste ano, o projeto chegará a outros municípios da região, como Paiçandu, que receberá o evento ainda em agosto.
“ A advocacia tem um papel social fundamental, e essa semana é uma oportunidade concreta de retribuirmos à sociedade o que exercemos em nossa missão profissional. É também uma forma da OAB cumprir, na prática, seu papel constitucional de promoção da justiça e da cidadania ”, destaca a advogada Caroline Arsiê Botion, coordenadora desta edição.
Procon e secretarias
A iniciativa conta com a participação da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Assistência Social, Politica Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Mobilidade Urbana e do Procon Municipal, fortalecendo a parceria entre advocacia e poder público.
“A Semana da Advocacia Participativa mostra a força da advocacia voluntária em defesa da população. Estamos prontos para ampliar o impacto desse trabalho e alcançar ainda mais pessoas ”, conclui o presidente da OAB Maringá, Pedro Henrique Souza.


