Fórum da Agenda 21 discute na OAB uso do papel reciclado

As diversas entidades que compõem o Fórum Estadual da Agenda 21 estiveram reunidas nesta quinta-feira (16), na sede da OAB Paraná, em torno de um debate sobre o uso institucional do papel reciclado. O objetivo do encontro foi obter informações técnicas sobre os custos ambientais do processo de reciclagem do papel em relação ao papel branco, produzido diretamente do processamento da celulose. A discussão foi levantada pelo Comitê da Agenda 21 da OAB Paraná, criado no ano passado, com o objetivo de implantar no âmbito da Seccional e dos escritórios de advocacia ações comprometidas com a preservação do meio ambiente.
Participaram do encontro o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Laerty Dudas, e representantes da empresa paulista Novakraft, pioneira no reaproveitamento de embalagens tetrapak para produção de papel. Laerty Dudas apresentou o projeto Selo Azul, do governo do Estado, instituído a partir da lei estadual 15.696/2007, que estabelece prazo até julho deste ano para que as repartições públicas estaduais adotem o uso de papel reciclado.
De acordo com a coordenadora do Comitê da Agenda 21, Leda Ramos May, a reunião foi muito produtiva na medida em que trouxe informações para nortear o posicionamento da OAB sobre o uso do papel. “Há ainda pouca informação técnica disponível comparando os dois processos. Este é um questionamento novo e o que queremos avaliar precisamente é o custo ambiental, e não aspectos econômicos, financeiros ou eventuais reflexos sociais”, afirma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *