A discussão sobre a educação na área de saúde foi o tema de abertura do II Fórum de Direito à Saúde que acontece nesta sexta-feira (29), na sede da OAB Paraná. O presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, também participou do debate. O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, e o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado, fizeram palestras, respectivamente sobre “O futuro da educação na área da saúde” e “Exame de proficiência para o exercício profissional – A experiência da OAB”. Ophir destacou a importância do Exame de Ordem.. “O Exame de Ordem é necessário e importante para a defesa do cidadão”, comentou Ophir.
Sobre a exigência de exames de proficiência para o exercício profissional, Pio Martins lembrou que as profissões são diferentes e não há uma profissão melhor do que outra, mas algumas são essenciais e deveriam ter uma avaliação de proficiência. “Não se pode colocar todas as profissões num mesmo balaio, porque elas têm natureza diferente. O governo deveria fiscalizar de forma diferenciada as profissões consideradas essenciais”, comentou. Ainda conforme exemplificou o reitor, o profissional formado em Filosofia, Comércio Exterior não têm conselhos de fiscalização e se auto regulam, mas outras profissões precisam ser avaliadas. “Atualmente, as instituições de ensino precisam de autorização do Ministério da Educação para abrir apenas quatro cursos: Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia. Deveriam ter um sistema de fiscalização por parte do governo diferenciado”, afirmou.
Os debates foram abertos pelo vice-presidente da OAB Paraná, César Augusto Moreno, e pelo presidente da Comissão de Direito à Saúde da Seccional, Silvio Guidi, e também contou com a presença do presidente da Seccional, José Lucio Glomb.
Foto: Silvio Guidi, Alberto de Paula Machado, Ophir Cavalcante, José Pio Martins e José Lucio Glomb

