A partir da quinta-feira (13) será realizado o IV Fórum Latino-americano de Gestão Pública, na sede da OAB Paraná, em Curitiba. Coordenado pelo presidente da Comissão de Gestão Pública da Seccional, Rodrigo Pironti, o evento tratará sobre infraestrutura, energia, integração e desenvolvimento social e contará com palestras de professores brasileiros, da Argentina, Equador, Venezuela, México, Uruguai e Espanha. Serão discutidas propostas de melhoria e sugestões críticas a respeito de gestão pública. De acordo com Pironti, além dos renomados professores que integrarão os painéis, a sistemática de debates é inovadora e permite uma interação muito interessante aos participantes, que poderão discutir com os presentes temas de interesse geral.
A abertura dos trabalhos será feita pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb. A primeira palestra sobre “Mercosul: realidade ou ficção?” será proferida por Romeu Felipe Bacellar e Rodolfo Carlos Barra, da Argentina. A seguir o tema “Corrupção e mecanismos eficientes de controle” será debatido por Miguel Alejandro Lopez Olivero (México), Martin Plaza (Argentina), Mateus Bertoncini e Tarso Cabral Violin. O primeiro dia do evento se encerra com as discussões sobre Controle social e as novas tendências de transparência da administração pública”, com os argentinos Santiago Carrillo, Pablo Galfegos e Marinao Cordeiro, e Emerson Gabardo.
No dia 14, um grupo de pesquisa do mestrado em direito empresarial e cidadania da Unicuritiba vai apresentar o tema “Fomento ao desenvolvimento nacional socialmente responsável pela via das licitações e dos contratos administrativo”. A seguir serão abordados os temas sustentabilidade e processos de contratação pública, sustentabilidade energética e infraestrutura viária, aeroportuária, portuária e mobilidade urbana versus políticas ambientais. Os palestrantes serão Sebastian Alvarez, Geronimo Rocha, Cristiana Fortini, Daniel Ferreira, Paulo Motta, Rodrigo Ochoa, German Coronel, Luiz Alberto Blanchet, Marcos Serrano, Alberto Biglieri, Guilherme Gonçalves, Daniel Muller e André Luis Freire.
No último dia do Fórum, o sábado (15), as palestras vão versar sobre a crise europeia e seu impacto nos países latino-americanos e políticas de integração e desenvolvimento latino-americano. Os assuntos serão tratados por Lucas Dezordi, Eduardo Moreira Garcia, Eduardo Agustinho, Vinicius Klein, Alembert Vera, Carlos Artilles, Ignis Castília, Leonardo Massino e Susana Madrigal.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever no local. O investimento é de R$ 70,00 para advogados e acadêmicos e R$ 100,00 para outros profissionais.

