Hoje é o último dia para entrega de doação da campanha “Remição da Pena pela leitura”

Esta sexta-feira (17) é o último dia para entrega das doações de livros para a campanha “Livros da Liberdade – Remição de Pena pela Leitura”.  A campanha promovida pela Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB Paraná, presidida pela advogada Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias, pretende compor as bibliotecas dos estabelecimentos prisionais e possibilitar a implantação do programa de remição de pena pela leitura, um dos mecanismos de ressocialização dos presos previstos na legislação. A leitura de um livro a cada 30 dias permite reduzir quatro dias da pena.

Podem ser doadas para o projeto obras literárias, clássicas, filosóficas e livros didáticos, que serão catalogados e enviados para as penitenciárias do estado. Além da leitura do livro, para remir a pena o preso integrante das ações do projeto deverá elaborar uma resenha por mês. Um cronograma mensal será organizado em cada estabelecimento penal, definindo as datas das atividades relacionadas à leitura e à elaboração de resenhas. O pedido do benefício para o preso que participar do projeto será feito por meio do programa OAB Cidadania, que há 16 anos atua na assistência a detentos que não têm condições financeiras de contratar advogado.

Os livros podem ser entregues na sede da OAB Paraná (R. Brasilino Moura, 253 – Ahú) e nas salas da OAB nos fóruns de Curitiba. O projeto conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná, Caixa de Assistência dos Advogados, Escola Superior da Advocacia, Academia Paranaense de Letras, do jornal Gazeta do Povo e do Conselho Regional de Biblioteconomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *