Uma cerimônia realizada no novo Fórum Trabalhista de Londrina, no dia 11 de maio, marcou o início das comemorações dos 50 anos de implantação da Justiça do Trabalho em Londrina. Ao longo de 2012, várias atividades serão realizadas em homenagem ao cinquentenário da Justiça trabalhista na região. A 1ª Vara do Trabalho de Londrina – então Junta de Conciliação e Julgamento – foi instalada em 8 de dezembro de 1962. A data foi lembrada pelo diretor do Fórum Trabalhista, juiz Reginaldo Melhado. “A comemoração dos 50 anos coincide com a transferência da Justiça do Trabalho para o novo Fórum Trabalhista de Londrina. O novo prédio oferece melhores condições de funcionamento e atenderá melhor o cidadão, advogados, servidores e juízes”, enfatizou o juiz.
Participaram da cerimônia o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e então presidente em exercício, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o representante do executivo, secretário municipal Edson de Souza; o presidente da subseção da OAB em Londrina, Elizando Marcos Pellin; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra-IX), juiz Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira; o representante da Procuradoria Regional do Trabalho, Luciano Arlindo Carlesso; o superintendente em exercício da Regional Londrina da Caixa Econômica Federal, Olides Milezi Júnior; magistrados; servidores e advogados. Na ocasião, também foi inaugurada a agência da Caixa Econômica Federal no novo espaço.
“Colocar em funcionamento pleno este Fórum – seguramente o segundo maior da Justiça do Trabalho no Interior do Brasil – é fazer justiça à pujança econômica, ao movimento processual e à importância de Londrina nos campos jurídico, político e social”, lembrou o desembargador Altino dos Santos. “Este ano de 2012 – o primeiro do mandato da presidente Rosemarie Diedrichs Pimpão – coincide com o cinquentenário da implantação da Justiça do Trabalho na cidade. Ultimar a mudança do espaço físico para este conjunto de prédios é apenas um dos presentes que Londrina recebe”, completou.
O desembargador informou que está prevista para este ano a inauguração da subsede da Escola Judicial do Tribunal, com auditório próprio e estrutura adequada. “Com isso, o Tribunal estará auxiliando a Escola Nacional da Magistratura a cumprir o projeto de descentralizar o aperfeiçoamento continuado de juízes. Isso será feito com substancial economia de recursos, evitando-se grandes deslocamentos para os cursos de atualização da magistratura e do corpo funcional da Justiça do Trabalho”.
Conciliação
Também como parte das comemorações dos 50 anos da Justiça do Trabalho em Londrina, foram realizadas, nos dias 10 e 11 de maio, audiências de conciliação em processos que estavam no Tribunal para admissibilidade de recurso de revista – quando as partes desejam recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. No total, foram 61 audiências, com 19 acordos homologados e outros quatro em andamento com possibilidade de conciliação.
Londrina foi a primeira cidade do Interior do Paraná a receber a estrutura da Vice-Presidência do TRT-PR, responsável pelas demandas. "O resultado é bastante positivo e, da mesma forma como ocorreu em Londrina, vamos realizar as audiências em outras cidades polo do Paraná, como Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava", enfatizou o desembargador Altino Pedrozo dos Santos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT da 9ª Região

