A Comissão da Verdade da OAB Paraná lançou na quarta-feira (11) o livro “Depoimentos para a história – A resistência à ditadura militar no Paraná”, de autoria do ex-preso político e militante dos Direitos Humanos Narciso Pires, do historiador Fábio Bacila Sahd e da jornalista Silvia Calciolari. A obra reúne 165 depoimentos de estudantes, professores, profissionais liberais, sindicalistas e parlamentares que lutaram contra o regime de exceção, além de uma contextualização histórica do período.
O lançamento integrou a programação da OAB Paraná sobre os 50 anos do golpe militar, que se estendeu até o final de abril com a realização de uma série de palestras sobre o período militar nas principais universidades de Curitiba.
O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, presidente da Comissão da Verdade, ressaltou que o livro compõe um importante capítulo do dever da sociedade de não esquecer o que aconteceu com o golpe militar de 1964. “A Ordem se sente honrada de ter sido uma das entidades comandantes desse processo de redescoberta da nossa história junto com os fóruns da verdade, porque para esquecer é preciso conhecer. Muitos falam do direito ao esquecimento e eu digo esquecer é possível, perdoar talvez, mas é impossível se não conhecermos a verdade sobre o nosso passado”, sustentou.
“Este papel desempenhado pelo Narciso [Pires] e todos os que aqui se encontram retrata fundamentalmente o nosso desejo não apenas de conhecer, mas de denunciar esta história sombria de um passado recente, que precisa ser descoberto pelas novas gerações”, frisou Breda.
A obra “Depoimentos para a história – A resistência à ditadura militar no Paraná” faz parte do projeto coordenado pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná e realizado pela Sociedade DHPAZ – Direitos Humanos para a Paz e Projeto Marcas da Memória da Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça.
A iniciativa registrou em vídeo a memória de luta de homens e mulheres que combateram o arbítrio e foram vigiados, perseguidos, presos e torturados durante a ditadura militar no Estado do Paraná, entre 1964 e 1985. Todos os vídeos podem ser acessados no canal do DHPAZ no Youtube e no site http://www.dhpaz.org.
Um dos idealizadores do projeto, Narciso Pires lembrou dos vários protagonistas da resistência democrática que lutaram contra a ditadura. "Este projeto não nasceu recentemente, mas vinha sendo construído há anos por todos aqueles que participaram do processo. A memória registrada é responsabilidade que cabe a cada um de nós, para que ela não se perca”, disse.
A mesa de lançamento da obra foi composta pelo presidente da Seccional e da Comissão da Verdade no Âmbito da OAB Paraná, Juliano Breda; pelo vice-presidente da Comissão da Seccional, Daniel de Oliveira Godoy Junior; pela a vice-presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato; pelo jurista Luiz Edson Fachin; pelo sociólogo Pedro Bodê; o jornalista Nilson Monteiro, representando o Governo do Estado; Carlos Lobo, presidente do DHPaz; Norton Nohama, secretário executivo do Fórum Paranaense de entidades que atuam em Defesa da Verdade, Memória e Justiça e o ex-preso político e autor do livro Narciso Pires. O evento contou com a presença de familiares de vítimas da ditadura, entre outros.
Os interessados em adquirir a obra devem entrar em contato com o DHPaz.

