Curitiba vive um momento em que as lideranças municipais são representadas por advogados. O prefeito da capital, Gustavo Fruet, a vice-prefeita Mirian Gonçalves e o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, são advogados e estiveram presentes na solenidade de posse da nova diretoria.
O prefeito Gustavo Fruet disse que, como profissional e como político, acompanha as ações da Ordem. Desde que assumiu a prefeitura, Fruet contou que já manteve contato com o presidente Juliano Breda e o ex-presidente José Lucio Glomb, para estabelecer uma série de parcerias em temas que são importantes para a cidade, por meio do gabinete de gestão integrada, que visa ter ações de prevenção e integração no combate à violência e à criminalidade; em questões referentes ao trânsito, que tem demandas de ordem jurídica e em questões referentes à justiça nos bairros. “A Ordem cumpre um papel importante na defesa da corporação, mas o século 21 exige uma nova atuação que diz respeito à valorização da cidadania”, afirmou.
A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, destacou a importância da OAB e sua influência na sociedade. “A prefeitura de Curitiba é parceira da OAB, nesta administração, inclusive, temos dois advogados. Vamos realizar muitos projetos em conjunto com a Seccional”, afirmou. Mirian destacou ainda a competência de Juliano Breda para presidir a Seccional. “O novo presidente significa para mim juventude, renovação e está muito bem acompanhado por conselheiros que têm uma tradição na militância pelos advogados, pela sociedade, e certamente farão um mandato brilhante”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, ressaltou o protagonismo da Seccional no combate à corrupção. “Eu destacaria neste momento a autoridade moral que a OAB tem e teve por ocasião dos episódios dos Diários Secretos e dos contratos de publicidade na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembleia Legislativa. Eu ousaria dizer que Curitiba, o Paraná e o Brasil seriam menos sem a presença da Ordem dos Advogados”, sustentou.
“É uma honra para mim, como advogado, estar presidindo o poder legislativo da cidade neste momento em que a Ordem conduz este processo democrático em todo o Brasil. Que a Ordem continue seguindo a sua vocação de ser a guardiã de princípios em nome do povo brasileiro”, frisou Salamuni.
Foto: Julio Covello – O prefeito Gustavo Fruet entre Juliano Breda, José Lucio Glomb e Ophir Cavalcante

