Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, das 12h às 14h, ocorrerá uma manifestação dos servidores do Tribunal de Justiça que estão lotados no Fórum Cível de Curitiba, convidados por meio das redes sociais. Trata-se de um protesto contra as más condições de trabalho e risco de segurança que atingem o Edifício Montepar. A OAB Paraná convida os advogados a também participar, pois vem pronunciando-se e denunciando há tempos a precariedade da situação, reconhecida por todos, sejam servidores, magistrados, advogados e jurisdicionados.
A manifestação tem por objetivo manter em evidência o problema, até que sejam adotadas soluções pelo TJ-PR. Ainda neste ano foram iniciadas as obras do novo Fórum Cível, no complexo do Ahú. A situação é de tal forma alarmante, com denúncias de riscos à estrutura do prédio, que se exige uma recolocação das varas cíveis o quanto antes, em caráter emergencial, até a conclusão das obras do novo fórum.
Lembramos que em diversas ocasiões vem sendo feito alertas pela insegurança dos usuários. Na última semana houve uma evacuação do edifício, face ao tremor sentido em alguns andares. A OAB Paraná encaminhou ao presidente do Tribunal pedido de providências (clique aqui), solicitando que seja garantida a integridade dos usuários.
A manifestação não implicará em paralisação das atividades forenses – o que somente poderá ser determinado por ato do presidente do Tribunal de Justiça.