Ministra Cármen Lúcia é eleita para cadeira efetiva no TSE

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram na quarta-feira (18) a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha para ocupar cadeira efetiva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o dia 15 de abril de 2008 ela integra a Corte como ministra substituta. Com a renúncia do ministro Joaquim Barbosa ao cargo, anunciada na noite de terça-feira (17), por motivos de saúde, a vaga ficou em aberto e foi definido o seu preenchimento com a escolha da ministra.

Perfil

Integrante do STF desde junho de 2006, a ministra construiu sua carreira como procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Composição

O TSE é composto por sete ministros titulares e sete ministros substitutos. Três ministros são oriundos do STF, sendo que os dois mais antigos devem exercer a presidência e vice-presidência da Corte eleitoral, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo que o mais antigo dos dois exerce a função de corregedor eleitoral, e dois representantes da advocacia, nomeados pelo presidente da República a partir da lista encaminhada pelo STF.

Fonte: Comunicação Social do STF e STJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *