Nova diretoria da OAB Londrina é empossada

Os novos dirigentes da OAB Londrina tomaram posse na noite de quarta-feira (3), durante solenidade realizada na sede da Subseção. A cerimônia foi prestigiada por cerca de 450 pessoas. Compareceram representantes de subseções do Norte e Noroeste do Paraná, advogados, Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara Municipal, Prefeitura de Londrina, representantes de entidades, instituições de ensino, entre outros, que reforçaram a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a classe e a sociedade.

O evento também foi prestigiado pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; pelo vice-presidente; Airton Martins Molina; pela secretária-geral, Marilena Indira Winter; pelo tesoureiro, Fabiano Augusto Piazza Baracat; e pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Artur Piancastelli.

O novo presidente da OAB Londrina, Eliton Araújo Carneiro foi empossado junto com os advogados Paulo Rogério Tsukassa de Maeda, na vice-presidência; José Carlos Vieira, na secretaria geral; Renata Cristina de Oliveira Alencar Silva, como secretária geral adjunta; e Leidiane Cintya Azeredo, na Tesouraria. Eles foram eleitos pela chapa XI de Agosto.

Artur Piancastelli, ex-presidente da Subseção, passou o cargo a Eliton Araújo Carneiro, destacando a importância da subseção de Londrina e como a entidade mudou de patamar nos últimos anos, sempre com apoio da Seccional e da CAA-PR. “Foram mais de 100 cursos proporcionados pela ESA, com cerca de quatro mil advogados beneficiados; tivemos uma Comissão de Prerrogativas que foi incansável na defesa das prerrogativas dos advogados; só no último semestre de 2015, fizemos sete grandes eventos em Londrina com a participação de 2.200 advogados; o setor de ética e disciplina trabalhou duro e tivemos uma redução real de 42% no número de processos; entramos com ação civil pública obrigando o Estado a construir presídios em Londrina”, exemplificou. “Enfim, valorizamos a advocacia, honramos nosso mandato”, acrescentou Piancastelli.

Carneiro, também frisou a importância da Subseção Londrina – “a maior, mais importante e antiga do Estado, tendo sido a primeira subseção do interior do Paraná” – e do grande desafio que tem pela frente. “A OAB é uma entidade que proíbe a remuneração de seus dirigentes e muitas pessoas não acreditam. Mas fazemos isso porque amamos nossa profissão, queremos que ela seja bem representada e que tenha o respeito da sociedade. Temos diferenças sim entre as Seccionais do Brasil, mas no Paraná posso atestar que nossa seccional é modelo para o país, pautando suas ações por responsabilidade e austeridade”, disse.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, citou o companheirismo e dedicação dos dirigentes com os quais vem compartilhando a tarefa de representar a entidade até hoje. Ele comentou que aprendeu com a dedicação e postura ética de cada um e que leva os ensinamentos para este novo desafio, que será presidir a Seccional.

“A OAB-PR está próxima de atingir 80 mil inscritos. Somos 56 mil advogados ativos, um exército que quer construir uma justiça melhor e um Estado Democrático de Direito, que não aceita desrespeito às suas prerrogativas, que quer uma OAB para os advogados e sociedade. Queremos um estado livre dos desmandos, do Caixa 2, do jeitinho que sangra nossos cofres. Isso nós ouvimos durante nossa campanha e é isso que vamos fazer”, afirmou Noronha.

Ainda em seu discurso, Noronha ressaltou que “a OAB é chamada para defender a democracia e a sociedade”. “Sabemos de nossas responsabilidades. Não esqueceremos de nossa missão e sabemos que nosso partido é o Brasil e nossa ideologia a Constituição. Acreditamos na Justiça e no Poder Judiciário. Sabemos que vivemos um momento difícil. Se aqui estamos perto de 80 mil, no Brasil são quase 1 milhão. Todos clamando por uma OAB forte, que nos represente efetivamente coloque nossa instituição no lugar de onde nunca deveria ter saído”, destacou.

O presidente da OAB Paraná reforçou que sua gestão não negligenciará na luta pelas prerrogativas, honorários dignos, melhor eficiência do Judiciário, fim dos privilégios. “Que os juízes ganhem bem, mas apenas os seus subsídios”, disse, sob aplausos. “Vivemos momentos difíceis. Ouvimos milhares de advogados durante o processo eleitoral. Obtivemos 23.190 votos de advogados que confiam nesses dirigentes, honestos e probos, que certamente farão o seu melhor nesses próximos três anos. Procurarei escrever belas páginas na história da OAB-PR, assim como as que foram escritas por nossos ex-dirigentes, como o  Glomb e Alberto de Paula Machado”, pontuou.

Fonte: OAB Londrina
Fotos: Jonas Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *