Novas subseções em debate no Colégio de Presidentes

O projeto de criação da subseção compartilhada entre a cidade paranaense de Barracão e a cidade catarinense de Dionísio Cerqueira foi o primeiro tema da tarde de trabalhos no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, que se realiza até sábado em Pato Branco.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, havia exposto o tema para o Colégio de Presidentes das Seccionais, realizado em Brasília no mês de setembro. A ideia é que os advogados da subseção compartilhada paguem uma anuidade única, compartilhada entre as seccionais do Paraná e de Santa Catarina.

Ao tratar do assunto, o advogado Cleyton Adriano Moresco brincou que para realizar completamente o sonho, o presidente Noronha quer até achar um imóvel bem na divisa.

“Faremos uma obra rápida, bonita e digna”, prometeu o presidente, lembrando que há 15 anos não são criadas subseções da Ordem no Paraná, apesar de o quadro de advogados ativos ter quadruplicado.

Noronha anunciou sua intenção de criar a subseção de Colombo, que atenderá também os advogados de cidades próximas, como Adrianópolis, Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul.

“Em Colombo a delegacia fecha à noite e em alguns bairros, como o Alto Maracanã, nem a polícia quer ir. Parte da população vive, na prática, sob toque de recolher. Esse quadro se reflete sobre a advocacia, que está carecendo dessa nova subseção”, afirmou o presidente.

Ainda na tarde desta sexta-feira, a presidente da Comissão da Advocacia Dativa, Sabrina Becue, e o assessor da presidência da seccional, Ricardo Navarro, lançaram no conclave o portal da advocacia dativa (www.advocaciadativa.oabpr.org.br), com acesso à lista de dativos deste segundo semestre, subsídios, memoriais de decisões do TJ e outros documentos e informações importantes. Sabrina aproveitou para alertar que ainda faltam indicações de advogados dativos de 14 subseções e pediu o apoio dos presidentes para divulgar o portal.

Palavra livre – No momento da palavra livre, os presentes ressaltaram a qualidade e a aplicabilidade dos temas debatidos durante o Colégio. Também foram destacados o trabalho da ESA, com cursos de aperfeiçoamento da advocacia, e o empenho em defesa de honorários dignos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *