Novo presidente da OAB-PR foi entrevistado pelo caderno Justiça & Direito

Confira a entrevista com o presidente eleito da OAB Paraná, José Augusto  Araújo de Noronha publicada nesta quinta-feira (19) no caderno Justiça & Direito do jornal Gazeta do Povo.

Noronha é eleito novo presidente da OAB-PR
Joana Neitsch

José Augusto Araújo de Noronha , da chapa XI de Agosto, é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (OAB-PR). Ele venceu a eleição na última segunda-feira (16) com 23.180 votos (75,52% dos votos válidos). O candidato Samir Mattar Assad, da chapa Nova Ordem, teve 7.512 votos (24,48% dos válidos).
No total, 30.692 votos válidos em todo o Paraná. Votos brancos e nulos somaram 11,22% do total.
“Esse resultado das urnas reflete o reconhecimento dos advogados paranaenses à qualidade dos serviços prestados por toda a OAB”, disse o presidente eleito da OAB-PR. “E daqui pra frente, vamos continuar a oferecer os melhores serviços, aumentando o diálogo cada vez mais. Por isso o nosso lema é ‘OAB para os Advogados e para a Sociedade’ e vai ser assim do primeiro ao último dia”, acrescentou o novo representante dos advogados paranaenses.
Noronha é o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e vai substituir Juliano Breda, atual presidente da OAB-PR, que também é da XI de Agosto.
Em Curitiba, houve bastante movimento na região do Parque Barigui, onde a votação foi realizada. A última urna foi fechada por volta das 17 horas.
O Justiça & Direito conversou com o futuro presidente para saber a opinião dele sobre os principais temas relacionados à advocacia. Confira a seguir: 

DIÁLOGO
Pretendo ser um presidente de muito diálogo, estar aberto permanentemente aos colegas. Na campanha, conversei com 4500 advogados. E pretendo sempre procurar entender suas dificuldades e suas demandas.

LAVA JATO
Sempre vamos defender intransigentemente as prerrogativas profissionais dos advogados. Mas não quer dizer que sejamos coniventes com qualquer prática delitiva. Uma das nossas prioridades é o combate à corrupção. Temos o objetivo de colaborar com instituições para que seja estancada essa chaga brasileira que é a corrupção

 EXAME DE ORDEM
O Exame de Ordem é absolutamente acessível. Não há qualquer possibilidade de extinção do Exame na forma como foi colocada no parecer aprovado pelo deputado Ricardo Barros. A OAB é absolutamente contrária a esse parecer, que vai contra a história, enquanto várias outras profissões estão pretendendo criar seus exames de proficiência. E se precisar ser aperfeiçoado ou melhorado, isso vai ser debatido no âmbito do Conselho Federal.

DIREITO DE RESPOSTA
A gente faz uma análise crítica[da proposta sobre o Direito de Resposta]. É preciso verificar se a essência da lei contempla o que a sociedade quer. Não se pode ter qualquer tipo de lei que cause cerceamento à liberdade de imprensa

HONORÁRIOS
Vamos continuar atuando na defesa da dignidade dos nossos colegas. Vamos oferecer apoio no início da carreira. E o novo Código de Ética vai ajudar muito com a disposição que prevê que aquele que cobrar valores diferentes do que define o Código vai cometer infração disciplinar

CÓDIGO DE ÉTICA
A questão das publicidades foi um avanço, mas poderia ter avançado mais em alguns aspectos. Poderiam ter sido estudados mecanismos para melhorar a possibilidade de os colegas que entram no mercado divulgar o trabalho

CARGA TRIBUTÁRIA
Não existe a menor condição de qualquer aumento de carga tributária e a sociedade não aceita. Nesse grave momento de crise social e econômica em nos encontramos, a OAB vai se posicionar contra qualquer aumento.

Fonte: Justiça&Direito – Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *