O desembargador Altino Pedrozo dos Santos assumiu na sexta-feira (6), a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) para um mandato de dois anos estabelecendo como prioridade a excelência na prestação dos serviços à população e o fortalecimento da cultura da conciliação. “Não abdico da disseminação da conciliação, da aproximação das partes, dos olhos nos olhos. Vamos expandir essa cultura em todas as fases processuais, na capital e no interior, usando cada vez mais a videoconferência, para agilizar o trabalho e diminuir o custo dos processos”, disse o desembargador.
O dia da posse coincidiu com o encerramento da Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário que, somente nas audiências do Juízo Auxiliar de Conciliação, em Curitiba, conseguiu acordos trabalhistas de mais de R$ 5 milhões.
Na sessão solene que deu posse ao novo presidente, assumiram também, como vice-presidente do TRT-PR, a desembargadora Ana Carolina Zaina e, como corregedora da corte, a desembargadora Fátima Teresinha Loro Ledra Machado.
No plano de gestão, os novos administradores do TRT paranaense propõem manter foco nas pessoas, busca permanente da duração razoável dos processos e efetividade das decisões dos magistrados. Outros compromissos envolvem a melhoria contínua do clima organizacional e da acessibilidade às instalações do TRT-PR, comunicação clara e transparente, investimento em tecnologia, promoção da saúde ocupacional interna e excelência na gestão orçamentária.
Nos próximos dois anos, o TRT-PR deverá se aproximar ainda mais da sociedade, estreitando relações com escolas, entidades sindicais e associações. “Acredito no potencial do estabelecimento da interatividade, processual e social”, disse o desembargador Altino Pedrozo dos Santos.
Ao transmitir o cargo, a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão agradeceu o empenho de magistrados e servidores que ajudaram o TRT-PR a cumprir 90% das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste ano, a aquisição do complexo-sede do tribunal e a instalação de 10 novas varas trabalhistas, entre outras conquistas. Outro ponto alto foi o salto de qualidade da tecnologia da informação da Justiça do Trabalho paranaense, que em apenas dois anos saiu do penúltimo para o terceiro lugar entre 24 tribunais.
O diretor tesoureiro da OAB Paraná, Oderci Bega, participou da solenidade de posse do novo presidente do TRT-PR. O evento contou ainda com as presenças do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen; da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann; do 1º vice-presidente do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados, deputado federal André Vargas; do senador Sérgio Souza; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; do vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado; do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, juiz Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região Gláucio Araújo de Oliveira; e dos deputados federais Alex Canziani, Osmar Serraglio e Eduardo Sciarra. A solenidade foi realizada no edifício-sede do Tribunal Regional do trabalho do Paraná, em Curitiba.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRT-PR