Algumas subseções da OAB no Paraná começarão a registrar, a partir de dezembro, as assinaturas digitais para validar a atuação de advogados utilizando a certificação digital. A expectativa da Seccional é que entre o início de dezembro deste ano e janeiro de 2009, novos pontos de gravação sejam instalados nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Pato Branco. Nas demais subseções, o serviço será disponibilizado em sistema de plantão, de acordo com a procura dos advogados locais.
Os profissionais que desejam atuar por meio da internet em tribunais, varas e fóruns que já operam com sistema eletrônico devem comprar o certificado digital pela página da OAB (clique aqui). Depois de adquirir o certificado digital, o advogado deve validar o processo nos pontos de gravação de assinaturas. Para fazer o registro, é necessário apresentar carteira de identidade, carteira de identificação profissional com o chip eletrônico e comprovante de residência emitido no máximo há três meses.
O certificado digital fica gravado na carteira de identificação do advogado e tem validade de três anos. Somente podem fazer a certificação da OAB advogados que possuem a nova carteira de identificação e que estão regularmente inscritos. Todas as informações sobre o procedimento estão disponíveis aqui.
