A OAB Paraná encaminhou ofícios às Justiças Estadual, Federal e do Trabalho manifestando apoio ao Movimento Nacional pela Conciliação, mas criticando a realização de audiências em praça pública. O Conselho Nacional de Justiça promove de 7 a 11 de dezembro a Semana Nacional da Conciliação. Em Curitiba, as atividades das três esferas do Judiciário estarão concentradas em tendas instaladas pelo governo do estado em frente ao Palácio Iguaçu, no final da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
Desde que a semana de conciliação começou a ser divulgada, a OAB Paraná passou a receber inúmeras reclamações de advogados que não concordam com a realização de audiências de conciliação na praça. “As audiências que estão sendo programadas para ocorrerem em tendas instaladas em frente ao Palácio Iguaçu submeterão as partes e seus advogados a uma desconfortável e excessiva exposição”, diz o ofício encaminhado pela OAB.
Para a diretoria da OAB Paraná, o Poder Judiciário não precisa de exposição pública para demonstrar os serviços que presta e os benefícios do mutirão de conciliação. De acordo com o ofício encaminhado às autoridades judiciárias, a realização das audiências em praça pública será “um desestímulo à adesão das partes ao evento, o que poderá afetar negativamente a eficácia do projeto de incentivo à conciliação”. A manifestação da OAB Paraná foi assinada pelo presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado, e enviada à presidente do TRT da 9.ª Região, Rosalie Michaele Bacila Batista, ao coordenador da Semana de Conciliação em Curitiba – TRT-PR, Márcio Dionísio Gapski, ao presidente do TJ do Paraná, Carlos Augusto Hoffmann, e ao diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Danilo Pereira Júnior.
Foto: Secretaria Estadual de Obras Públicas.